A magia da sala de aula

A magia da sala de aula

  Em um momento de obrigação em relação a mudança dos hábitos de convívio social e por consequência, a paralisação da interação nos espaços educacionais, o mundo se vê diante o reconhecimento, extremamente, inevitável da importância da sala de aula para a construção da aprendizagem do conhecimento por crianças, jovens e adultos. Em plena Era Digital, o mundo se depara com um grande desafio remoto, já que países como o Brasil enfrentam uma gravíssima crise social por conta da desigualdade, o que impacta diretamente na Educação, pois muitos brasileiros não tem acesso ao ensino à distancia, que se caracteriza pelo formato digital. 

     Sendo assim, por que, nesse contexto, a sala de aula ainda é muito importante? E qual a razão do ensino remoto não ter condições de substituir a interação educacional pessoal entre quem participa do processo? 

     A magia do contato pessoal entre todos os envolvidos nesse processo de ensino aprendizagem é única e insubstituível. Não há nada no mundo que represente de forma humana a possibilidade de afeto que acontece, por exemplo, em momentos de troca de olhares entre um aluno e seu professor transmitindo confiança com um sorriso, uma expressão de acolhimento perante uma dúvida;  na necessidade de intervenção pra que uma atividade seja mais assertiva; no pegar na mão de um aluno pra que o traçado de um número ou letra seja feito; enfim, todo e qualquer momento importante que faz parte da sala de aula como a interação com outros alunos que auxiliam e contribuem uns com os outros, intervindo socialmente como já proposto por Vygotsky e Piaget, assim como todos os outros pensadores da Educação. 
       A sala de aula é o contexto da aprendizagem. É no espaço escolar que a interação social se desenvolve, como característica basica do desenvolvimento humano. A escola é a parte da vida de uma criança, jovem e de um adulto; é a luz no caminho; é o momento de vivência em grupo que todos precisam; é o que tem de bom, de gostoso, agradável. Impossível pensar o mundo sem uma sala de aula presencial. 
    E, principalmente, no Brasil com tanta desigualdade social que mostra, pra quem quer ver, a quantidade de alunos que não tem acesso à internet e à tecnologia, é desumano pensar uma Educação que não aconteça numa Escola.      Dessa forma, considerando também que o universo educacional ainda é, para muitos alunos, a única fonte de alimentação, não cabe acreditar e desejar que a Educação aconteça remotamente de forma única e exclusiva, em países como o Brasil. 
    Por isso, o mundo precisa entender que está tendo a oportunidade de refletir sobre sua humanidade e seu futuro. Não há, por enquanto, qualquer possibilidade de mudança dos modelos tradicionais dos centros de treinamentos para o estilo hipertextual, enquanto a escola e a sala de aula ainda forem importantes em vários aspectos. Talvez, elas nunca deixem de ser necessárias, já que o afeto e a interação social acalentam a todos e promovem a magia que é ser, estar e viver como ser humano na sua condição mais básica pela sobrevivência e manutenção da espécie. 

 

Imagem principal obtida por Download gratuito pelo Pixabay:  file:///storage/emulated/0/Download/board-1666644_1280.webp

Compartilhar: