A máscara dos aplicativos de relacionamentos

A máscara dos aplicativos de relacionamentos

        Os aplicativos de relacionamentos surgiram com a finalidade de promover encontros entre homens e mulheres por meio da internet. É, sem dúvida, uma excelente estratégia e vantagem em muitos casos como estar em uma cidade ou local novos, poder acessar os aplicativos pelo celular sem precisar sair para um ambiente mais badalado, entre outras. Mas, a grande desvantagem que faz dos aplicativos algo mascarado, é a intenção de quem navega por esse ambiente, pois existe um comportamento masculino exagerado e intencionado a buscar conhecer mulheres apenas com intenção sexual muito direta. E essa postura está ficando feia demais para os homens.

       Na maioria dos aplicativos, é preciso que haja um encontro, chamado de Match, entre duas pessoas com perfis parecidos e que deram like uma para outra, para que a conversa possa existir. O grande problema é quando os homens já iniciam o papo com colocações bem sexuais, como por exemplo, “você é uma delícia” ou “você mora sozinha?”, chegando ao extremo de escrever “posso saber a cor da sua calcinha?” ou “quero muito te beijar na boca”. Quando a conversa acaba desenvolvendo e existe um interesse mútuo em se conhecerem pessoalmente, muitas mulheres acabam sendo surpreendidas por uma pressão masculina para que o encontro aconteça em algum lugar mais íntimo ou reservado. Nesse caso, os homens têm descartado qualquer possibilidade de um momento num lugar mais neutro, pois pensam em um encontro sexual muito instantâneo com uma mulher que mal acabaram de conhecer.

        O que existe também nesse contexto virtual e que está cada vez mais crescente é um comportamento virtual narcisista, que se mascara pelos aplicativos, já que, para muitos perfis, o interesse é apenas levar às mídias sociais, seguidores novos, sem o interesse real de um relacionamento.

       Homens têm se mostrado sexistas em relação às mulheres, num movimento confuso diante o empoderamento feminino. Numa atitude ainda muito conduzida por um ego conservador e machista, o comportamento masculino menospreza qualquer possibilidade de  intimidade emocional com as mulheres que estão nos aplicativos, por considerá-las da “bagunça” ou “não sérias”. É um pensamento bastante perverso, pois na cabeça masculina, o medo de se relacionar com uma mulher independente existe, justamente, pelo medo de não ter controle sobre ela e estar vulnerável, correndo o risco de, literalmente, “tomar um fora” se pisar na bola.

      Dessa forma, os homens tentam se blindar desenvolvendo um interesse apenas sexual e evitando a todo o custo, uma aproximação mais íntima. Por isso, as mulheres acabam se afastando desses homens e a proposta dos aplicativos deixa de ser tão eficaz.

      Com o feminismo em alta, dizendo que a mulher pode estar onde quiser, quando quiser e como quiser, não está havendo mais um encontro de interesses entre os sexos, pois as mulheres estão aprendendo a se blindar das investidas puramente sexuais dos homens, enquanto eles se perdem na sua postura, ainda, antiquada e falso moralista. Mesmo que o feminismo defenda a postura das mulheres em sua independência em relação ao trabalho, carreira, sexualidade, entre outros, ainda precisa haver um melhor entendimento sobre o comportamento social e sexual de ambas as partes.

Sendo assim, só haverá um Match real e significativo, quando o universo masculino se entender melhor e for mais bem resolvido em sua própria masculinidade e personalidade. É muito maior o número de mulheres que buscam um entendimento de si mesmas. Mas, ainda falta também das mulheres uma postura mais tranqüila e leve em relação aos homens. Hoje em dia, um fator que pesa demais na decisão de manter um relacionamento, é a liberdade de não existir mais uma obrigatoriedade pela união com outra pessoa e a questão financeira que pesa no bolso de todos; além, é claro, de que homens e mulheres estão escolhendo a vida muito mais saudável e feliz sem as demandas que, muitas vezes, fazem parte de se envolver emocionalmente e gostar de alguém.

      Atualmente, opção por relacionamentos leves e casuais, para quem já não quer mais ter filhos ou casar, é uma excelente saída que livra de chatices e desgastes. Ter contatos íntimos e duradouros com outra pessoa, sem compromissos ou satisfações, é o que muitos homens e mulheres estão buscando. Tudo tem origem no objetivo e na expectativa. Mas, o respeito e a educação precisam existir apesar da intenção ser por algo mais livre e sexual.  E, mesmo que busquem uma relação sem compromisso, ambos não podem esquecer ou abrir mão dos cuidados com a saúde emocional e física, na preservação do corpo,  em relação às DST’s que continuam sendo um grande problema e desafio ao mundo moderno.  

Compartilhar: