A metamorfose da vida

A metamorfose da vida

Celebrando o dia da filosofia, vamos à colaboração mais importante dada por Sócrates "conhece-te a ti mesmo?" e complementada por Ovídio em "A arte de amar" que diz que só terá forças para o próprio empreendimento aquele que conhecer a si mesmo". 
Conhecer a si mesmo, no verdadeiro sentido da expressão, e extremamente importante para que haja uma postura de sujeito da própria vida. Só quem realmente sabe a dor e a alegria de ser quem é, consegue se posicionar na vida, conhecendo seus limites, desejos, necessidades e vontades. 
Não conhecer a si mesmo, é aceitar a vida simplesmente e não questioná-la ou não construí- la. E não estar sujeito na vida, é não contribuir com o mundo auxiliando verdadeiramente a humanidade a ser mais evoluída em todos os sentidos. 
Conhecer a si mesmo é compreender responsabilidade e comprometimento diante a própria personalidade e padrões de comportamento. E, por isso, a filosofia nos brinda com essa máxima e com todos os pensamentos que baseiam todos ensinamentos, como Emmanuel disse que "quem tem consciência, age melhor". Sendo da filosofia que baseia a religião e da religião que baseia a análise filosófica, conhecendo a si mesmo, todo homem e toda mulher, como canta Raul Seixas, é uma estrela e sendo assim, brilha na sua essência e para a vida. Ainda pelos ensinamentos do músico, é preferível ser uma metamorfose ambulante, que a mesma velha opinião formada sobre tudo. 
Só consegue se metamorfosear, quem se conhece e se entende ser capaz de se transformar em uma pessoa muito melhor. Terminando em São Paulo, "para cada dia, basta seu mal". Sendo assim, conhecedores do próprio organismo, homens e mulheres têm a divina capacidade de a cada momento novo, escolher uma nova postura e melhor atitude. Essa é a missão mais nobre e excelente da vida!! E viva! à FILOSOFIA.

 

Imagem baixada do site Pinterest

Compartilhar: