Movimento "Avaliação sem exclusão"

Movimento "Avaliação sem exclusão"

Uma prova objetiva de Concurso Público ou Processo Seletivo para avaliação e contratação de profissionais da Educação ao exercício do Magistério em sua missão mais nobre, que é a transformação social, não pode mais ser elaborada e aplicada da forma como vem acontecendo na nossa região e no Brasil. 

É extremamente lamentável , discriminatória e excludente a composição das provas que fogem completamente das propostas avaliativas sugeridas pelos pensadores embasadores da Educação Brasileira, pois avaliar não pode ser um quizz eliminatório e e classificatório, que exclui quem simplesmente não atinge uma nota especificada por um sistema que não observa seu candidato  na sua real capacidade profissional. 

Infelizmente, as provas estão apresentando que não medem em nada a capacidade ética, didática e pedagógica de um profissional que estará à frente de uma sala de aula conduzindo e sendo mediador do processo de ensinoaprendizagem, formando e transformando vidas e uma sociedade. 

Sendo assim, fica o alerta de que o Brasil está perdendo excelentes profissionais por excluir através de provas altamente falhas, quem tem o verdadeiro DOM ao Magistério. Perda essa que começa, inclusive, com provas mal elaboradas e aplicadas em condições ruins de iluminação e acomodação, que promovem mal estar físico, cansaço, dor de cabeça, enfim, uma série de sintomas totalmente inaceitáveis dentro de um contexto avaliativo. 

Dessa forma, é extremamente urgente uma mudança e regulação para as propostas avaliativas e contratação de profissionais no Brasil, tendo em vista os índices que apontam um déficit na qualidade educacional e mostram a necessidade de uma melhora educacional urgente. na qualidade do processo de ensinoaprendizagem brasileiro. 

A Educação precisa continuar sendo o melhor investimento social existente no mundo. Para isso, precisa ser mais valorizada a começar pelos professores e por aqueles, que, de verdade, tem comprometimento e responsabilidade com a escolha profissional que fizeram e tem verdadeiro interesse na transformação e formação de uma sociedade mais justa, crítica e compromissada. 

 

Imagem baixada do site Pinterest

Compartilhar: