O amor como base da Educação

O amor como base da Educação

     A Educação pós pandemia ainda passa por um momento de bastante adaptação desde que as aulas voltaram a ser 100 % presenciais e obrigatórias, pois todo o corpo docente assim como a comunidade formada por alunos e seus familiares precisou se adaptar a uma nova forma de se relacionar, tendo em vista todos os reparos socioemocionais que precisam ser feitos para que a construção da aprendizagem seja bem-sucedida.

    Nesse contexto, competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como “responsabilidade e cidadania” e “empatia e cooperação” se fazem extremamente indispensáveis para que um novo sentido educacional seja criado.

     Sendo assim, por que é tão importante que os estudantes sejam pessoas responsáveis e colaboradoras ao mesmo tempo que alunos com habilidades bem desenvolvidas nos componentes curriculares? Como a escola e seu corpo docente podem intervir para que todas as competências da BNCC, sejam bem elaboradas e os espaços educacionais sejam, de verdade, lugares de muita parceria e disciplina?

     A 9ª competência da BNCC diz sobre “exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação”; já a 10ª fala sobre “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação”.

     Com apenas quatro meses de retorno à escola, o diálogo e a empatia se fazem bem necessárias, já que tanto alunos como equipe precisam ser ouvidos em suas questões para que seus conflitos de convivência sejam resolvidos. Muitos alunos ainda enfrentam ajustes para se readaptar a rotina escolar. Não é só porque as aulas estão presenciais, que tudo está normal de novo. Existem realidades bem desafiadoras que precisam ser consideradas. No entanto, a vida segue agora para todos. E todos precisam agir pessoal e coletivamente para que a educação seja construída da melhor forma possível e a sociedade se reorganize.

     Dessa forma, quando alunos e familiares estão alinhados à equipe escolar num senso de responsabilidade e determinação pelo que é melhor para todos, fica muito mais fácil. E nesse caso, a disciplina, baseada nas regras da boa convivência e que determina os limites da interação e do respeito aos espaços e a todos que nele estão, é a que deve prevalecer para garantir que a construção da aprendizagem aconteça.

    Para isso, toda a equipe escolar, assim como o corpo docente precisam estar alinhados no cuidado mais humano de todos que é “amar ao próximo como a ti mesmo”, pois é só por meio da empatia ao educar e cuidar das crianças, jovens e adultos da sociedade, que habilidades e competências socioemocionais serão bem desenvolvidas.

    Os alunos respondem aos educadores e ao mundo da forma como se sentem em relação ao estímulo que recebem dos mesmos. Se eles sentem que recebem uma aprendizagem baseada em respeito e amor, retornarão felizes, estimulados e com respostas boas.   

     Por isso, todos precisam de afeto e disciplina, para que se formem e transformem em pessoas responsáveis sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o espaço no qual estão inseridos. Portanto, uma nova sociedade se forma no mundo e clama por tudo que lhe transforme de maneira crítica, saudável, respeitosa e amorosamente. E a Educação escolar precisa ser a luz no caminho da vida de toda a população.

 

Imagem destaque com download grátis pelo link: https://pixabay.com/pt/illustrations/c%c3%a9rebro-cora%c3%a7%c3%a3o-c%c3%a9rebro-%c3%adcone-3269655/ acessado em 18/06/2022 às 18hs. 

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