O espetáculo que deveria ser de alegria.

O espetáculo que deveria ser de alegria.

  O conflito ocorrido na Arena Eurobike, na última quinta-feira, dia 19/01/2023, envolvendo torcedores e a Polícia Militar, durante o jogo Botafogo de Ribeirão Preto e Palmeiras, tem causado grande controvérsia sobre a atuação dos policiais, que lá estavam em operação. Alguns torcedores botafoguenses se manifestavam politicamente e a polícia precisou intervir por causa de uma faixa. Por isso, essa questão é bastante interessante para ser analisada, já que o grupo de militares, que estava lá, tem um dos melhores preparos do Brasil para atuação em situações como essa.  

  Sendo assim, por que a atuação do grupo de militares, que estava na arena naquela noite está gerando tanta análise por parte de torcedores e seus representantes? Se o evento era um jogo de futebol num ambiente esportivo, caberia uma manifestação política infringindo regras? Será que a Polícia Militar está, de fato, errada? Ou a sociedade civil vive um momento tão melindroso de “não me toques”?

   Pelo que consta nos registros da imprensa, e pode ser observado pelo link abaixo como complemento a esse artigo, um grupo de torcedores chegou ao estádio com uma faixa, que foi proibida de entrar no estádio pela polícia conforme o Estatuto do Torcedor e, ainda assim, apareceu sendo usada, de forma clandestina, pelos torcedores. Tal atitude precisou ser devidamente contida pela polícia militar, que agiu considerando o risco de conflito entre outros torcedores, que não concordavam com o protesto.

   Dessa forma, a atuação policial em caso de desobediência com torcedores,  que não foram ao estádio somente com o intuito de torcer para seu time e não souberam respeitar os comandos dados pelos militares, não parece estar inadequada.

    O jogo, que era pra ter sido um espetáculo, agora também faz parte das notícias como algo ruim, já que algumas pessoas estragaram o momento esportivo causando alvoroço e se destacando além dos jogadores em campo.  Torcedores ou apenas civis que estão em evidência sem necessidade alguma! Uma feiura!

   Infelizmente, a sociedade civil manifestante, sempre teve características afrontosas e desrespeitosas em relação a ordem e a lei colocando em risco a vida e a segurança de quem consegue pensar e manifestar sem causar tumulto e escândalo. Uma coisa é dizer o que pensa; outra, é a histeria com que se quer ser ouvido. E é, justamente, para conter os excessos de quem se vê no direito de tumultuar o espaço alheio, que a Polícia se faz necessária.

     Por essa razão, o CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior- 3) de Ribeirão Preto /SP, representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, é um dos grupamentos mais bem preparados do Brasil. E a nossa cidade deveria se orgulhar disso e valorizar a atuação deste, colaborando, ao invés de levar à imprensa notícias que causam tumulto e denigrem a imagem do Policial Militar e da Corporação.

    Inclusive, a Polícia Militar do Estado de São Paulo oferece à população um sistema integrado online de excelente qualidade para facilitar a vida das pessoas e a segurança de todos, que tem sido de grande ajuda para ocorrências como no caso de perturbação ao sossego, que podem ser registradas pelo celular ou computador e de forma anônima. Os links estão abaixo.

    Por fim, entende-se que cabe a todos os envolvidos na questão do conflito do jogo, analisar melhor o que de fato ocorreu e olhar para seu comportamento, fazendo uma análise mais responsável e, realmente, sabendo separar esporte de política. Além, é claro, de saber ter um pouco mais de maturidade para assumir posturas, a fim de conseguir evitar conflitos, não criando casos à toa.  

 

Botafogo x Palmeiras: faixa com mensagem política gera confusão entre PM e torcedores em Ribeirão Preto, SP | Ribeirão Preto e Franca | G1 (globo.com)

Polícia Militar do Estado de São Paulo | Polícia Militar SP (policiamilitar.sp.gov.br)

Imagem destaque com Download gratuito do site Pixabay com acesso em 21/01/2023 às 13:06 pelo link: Grama Futebol Nuvens Campo De - Imagens grátis no Pixabay

Compartilhar: