Prefeituras de Ribeirão e região fazem o melhor pela Educação

Prefeituras de Ribeirão e região fazem o melhor pela Educação

Ano letivo recomeçando e as prefeituras de Ribeirão Preto/SP e região já estão veementes em relação aos seus planos de retomada das aulas totalmente presenciais e 100% obrigatórias dentro da normalidade que devem ser pós pandemia.

E por que essa ação das equipes pedagógicas e políticas públicas é tão importante nesse momento? Como esse retorno às escolas causa impacto positivo na vida de crianças, jovens, adultos e, diretamente, de suas famílias? Por que a sociedade toda ganha com isso?

Um ponto extremamente positivo nessa questão é, sem dúvida, que lugar de aluno é na escola. O que as prefeituras estão fazendo nada mais é que olhar com total compromisso e seriedade para a Educação e a sociedade com a certeza de que não dá mais para sustentar essa crise causada pela Pandemia, mantendo assim todos os estudantes fora da escola, privando a maioria deles do convívio escolar, da aprendizagem, do contato direto com o professor, enfim, de todos os aspectos que já são conhecidos nesse assunto.

O retorno à escola promove um impacto positivo muito grande, pois retoma a Educação ao seu lugar e à sua proposta. É no espaço educacional com a intervenção direta do profissional que atua com educação que o processo de ensino-aprendizagem acontece. É na escola que todos os estudantes se sentem acolhidos para construírem seus saberes e compartilharem suas necessidades e questões, construindo novos conceitos e se formando pessoas mais hábeis e competentes para lidarem melhor na transformação de sua realidade social.  

Um dos objetivos da Educação é a transformação de vidas e da sociedade. Para isso, todos os estudantes precisam ter uma base muito bem construída a fim de se tornarem críticos o suficiente para perceberem o mundo a sua volta e refletirem sobre ele, questionando e debatendo, a fim de melhorar tudo aquilo que acreditar não estar bom.

É somente através da crítica social, construída pela Educação, que a sociedade se faz justa e capacitada a desenvolver um mundo melhor para as futuras gerações. É por meio do pensamento crítico sobre o passado, que se faz a análise do presente para a construção do futuro.

Sendo assim, nesse momento, pós pandemia, com retorno total dos alunos aos espaços educacionais, toda a equipe escolar e as prefeituras estão cumprindo seu dever de casa ao olhar para a sociedade com compromisso e seriedade por um mundo melhor.

 Existe uma corrente de pensamento que tenta construir um conceito de que a Pandemia promoveu um estrago irreparável na sociedade e nos estudantes. Claro que esse posicionamento não passa de desculpa para quem não está nem um pouco interessado em se esforçar para retomar a construção do processo ensino-aprendizagem dos estudantes.

Tendo em vista que o ser humano tem grande capacidade de adaptação, é muito importante que todos estejam conectados e comprometidos a proporcionar aos estudantes o melhor retorno, da forma mais acolhedora e humanitária possível, pois eles precisam demais de profissionais e atitudes que sejam inclusivas e positivas. De pensamentos positivos e negativos, já basta a Pandemia e tudo o que aconteceu nos últimos dois anos.

Parabéns aos prefeitos e equipes, que estão proporcionando esse retorno na nossa região.

Imagem destaque obtida por Download gratuito  no dia 17/01/2022 às 20h13 pelo link: Empate Desenhando Projeto - Foto gratuita no Pixabay

 

Compartilhar: