A realidade virtual e seus artifícios

A realidade virtual e seus artifícios

Em destaque hoje no portal Revide, https://www.revide.com.br/noticias/cidades/jovem-e-vitima-de-extorsao-apos-enviar-fotos-para-pessoa-desconhecida-por-rede-social/ , a notícia sobre interação virtual e extorsão que gerou caso de polícia. Essa questão tao pertinente aos dias atuais, leva à uma única e muito importante reflexão sobre a vulnerabilidade que se expõe quem faz uso da rede social virtual buscando sexo ou encontros.

Por que a internet virou um ambiente tão perigoso e arriscado? 

Como terra de ninguém, na qual quem se põe diante a tela de um sistema tecnológico, seja computador, celular, tablet, enfim, qualquer meio no qual haja conexão virtual, a internet oferece muito mais perigo, hoje em dia, que conhecer alguém pessoalmente na rua. 

O fato é que ela proporciona o anonimato ligado ao desejo de se suprir uma necessidade, na maior parte das vezes, ligada ao sexo. E, por isso, muitos homens e mulheres casados buscam o meio virtual na tentativa de encontrar um par perfeito para satisfazerem seus desejos, acreditando no sigilo absoluto. Mas, o que não sabem é que isso os expõe mais ainda. Ao entrar no chat mais conhecido e usado no Brasil, é fácil perceber a quantidade de pessoas com algum tipo de envolvimento e compromisso. E essa constatação é chocante para quem pensa que só os solteiros usam as redes.

Se houver uma análise minuciosa da notícia em destaque no portal Revide de hoje, sobre a denúncia de extorsão feito por um jovem, é perceptível que o mesmo afirma ser casado.  Exatamente, o perfil que mais usa os chats. E, o perfil que mais se expõe virtualmente. 

Sendo assim, por que homens e mulheres casados são a maioria nos chats? 

Essa questão aponta claramente para um comportamento machista e extremamente conservador da população que usa a internet como refúgio e o espaço no qual podem sem culpa expor suas necessidades sexuais. Estando escondidos por uma tela, a escolha pela traição seja virtual ou num encontro real, aliviaria a culpa pela justificativa de ter a internet apenas como um meio de diversão que não se concretiza num ato se esse não for real.

Infelizmente, acidentes e fatos virtuais como exposições indevidas, extorsões e assédio ainda são uma realidade difícil de acabar, tendo em vista que há cada vez mais a liberdade perante os desejos sexuais. E, cada vez mais, estando livres para serem como se sentem bem, homens e mulheres buscam a satisfação dos desejos em ambientes nos quais o sexo prevalece como assunto de chat. 

Vale ainda ressaltar que o público LGBT também se reúne como maioria nos chats, pois a postura de liberdade virtual é a mesma. 

Dessa forma, é muito importante que todos estejam cientes de suas responsabilidades ao acessar e participar de um ambiente virtual, e dos riscos que o mesmo oferece o tempo todo. É muito mais perigoso que prazeroso. 

 

Imagem baixada do site Pinterest

 

 

Compartilhar: