Um amor de futuro!

Um amor de futuro!

     Viver em sociedade não é apenas estar ser humano com necessidades e desejos a serem supridos para a própria sobrevivência. Viver em sociedade é ser responsável socialmente para obter tudo o que precisa como necessidade básica para crescimento e desenvolvimento, tendo consciência de que a vida acontece socialmente e toda ação, para obtenção de um recurso, influencia diretamente no meio do qual um ser humano faz parte. Por isso, a responsabilidade em viver de acordo com o que é melhor coletivamente.

       Sendo assim, como é ser responsável socialmente em relação ao seu próprio desenvolvimento e do mundo ao seu redor? Por que é tão importante que todos tenham uma missão de vida clara com um dos objetivos mais nobres, como o de se desenvolver, transformando outras vidas para aprimoramento e manutenção sustentável da espécie humana?

      Todo ser humano existe na condição básica de nascer, crescer, se desenvolver e morrer. O nascimento nesse mundo social se dá por origem de reprodução da espécie. Ninguém pede pra nascer. Faz parte da condição da vida, que os animais se reproduzam e escolham gerar novos descendentes. Atualmente, com o mundo apresentando tantos desafios ambientais e sociais, a concepção de novos seres é uma questão de escolha cada vez mais criteriosa. E um dos critérios para manutenção da vida nesse momento é, justamente, a responsabilidade em gerar vidas que contribuam para um futuro melhor. Essa concepção de ideia como propulsora de uma atitude socialmente responsável seria o melhor caminho construído por uma sociedade que se acredita capaz de progredir em ordem e baseada na força de seus recursos. Pensar de forma responsável socialmente é uma habilidade que precisa ser adqiuirida para a vida que se deseja para o futuro.

      E que futuro é esse? Como chegar lá?

      Só chegará bem no futuro e desfrutará dele, quem se preparar. Ou só permitirá um futuro bom para as futuras gerações, quem, realmente, tiver o discernimento responsável em preparar o futuro para aqueles que desfrutarão dele. E isso depende de todos. Chegar num futuro almejado, que seja sustentável e tenha recursos muito bons para oferecer será um privilégio das gerações, se houver uma atitude de maior conscientização, começando imediatamente. O mundo clama por responsabilidade, por pensamento crítico, por análise sustentável, que cuida do meio ambiente, da Educação do povo e da Saúde, entre outros fatores que são indispensáveis ao desenvolvimento da espécie humana. E isso depende de todos os seres humanos. Cada um, alinhado com sua vida e sua missão, pode agir de alguma forma, para a construção do futuro.

       A Educação e a Saúde são os fatores mais importantes ao ser humano. É só através da construção de uma aprendizagem que alfabetize e dê capacidade de letramento total ao ser humano, que o mundo, de fato,  se desenvolverá melhor para todos. Todo ser humano tem o direito, garantido em lei a ser educado para se desenvolver e viver em sociedade. Todo ser humano tem o direito a ser crítico em relação a si mesmo, à sua existência, para analisar sua condição, conseguindo almejar uma vida melhor para si e para todos ao seu redor. Para estar alfabetizado e letrado, todo e qualquer ser humano precisa estar saudável e viver em harmonia com o meio ambiente, em total condição de higiene e alimentação. Um ser humano que não tem saneamento básico ou que não se alimenta bem, não consegue se desenvolver. E essa condição afeta toda e qualquer pessoa da sociedade. Todos fazem parte desse sistema de desenvolvimento, se o básico das necessidades vitais de um ser humano, não está sendo alcançado.

      E essa responsabilidade social de manutenção da espécie é de todos. Cada um se desenvolvendo da melhor forma possível, para oferecer o melhor desenvolvimento a toda a sociedade ao redor. Isso é ter consciência coletiva e social. Se não se educa um povo, não se constrói um futuro melhor. E quem não se preocupa com o mundo que quer para os seus? É o pensamento básico de “o que eu posso fazer pelo dia de hoje?”. Esse pensamento crítico é, extremamente, importante a todos.

      “Amar ao próximo como a si mesmo”, é a colocação que resume da melhor forma possível o que é ser responsável socialmente num mundo que clama por paz e harmonia. Concluindo com a grande contribuição de Renato Russo, “é só o amor que conhece o que é verdade”.

     O amor, que acolhe o outro na sua necessidade sem julgamento, é e precisa ser a essência de toda e qualquer relação humana entre a espécie e entre o mundo, para que a natureza esteja em harmonia com o desenvolvimento do homem e da vida. Prezar pela sobrevivência, deixando um futuro desfrutável às futuras gerações é o compromisso responsável de cada um, atualmente e, sempre!  

Imagem principal com download do link: 

https://pixabay.com/pt/photos/caminho-amor-futuro-cora%C3%A7%C3%A3o-2041414/

          

     

     

Compartilhar: