Brasil é ouro na Copa do Mundo das Cervejas!

Brasil é ouro na Copa do Mundo das Cervejas!

O Brasil levou medalha de ouro na 'World Beer Cup', a Copa do Mundo da Cerveja, campeonato realizado a cada dois anos, que acontece em Denver, USA, e reuniu quase 5 mil cervejas de 1.403 cervejarias de 58 países.

A cervejaria mineira Wäls, de Belo Horizonte, é a vencedora! Ganharam prêmios em duas categorias, ouro com a Dubbel e prata com a Quadruppel.

A Dubbel, cerveja ganhadora da medalha de ouro, pertence ao estilo Belgian Strong Ale, de aparência âmbar escura, espuma densa, cremosa e persistente. Tem aroma de frutas secas, pois leva uvas passas da Argentina, com notas de especiarias. Tem sabor persistente do malte caramelizado e torrado, levemente picante e final seco. Teor alcoólico: 7,5 % e IBU: 26. 

Já a Quadruppel, medalha de prata, é uma Belgian Strong Ale Quadruppel, elaborada com quatro tipos de malte, leveduras nobres, lúpulos especiais e várias especiarias, além de ser envelhecida com chips de carvalho francês marinados em cachaça mineira. Possui aparência âmbar avermelhado, espuma aveludada e densa, intenso aroma e sabor de caramelado do malte, além de chocolate, toffee, frutas passas e mel. Teor alcoólico: 11% e IBU: 35.

Como vocês podem ver, ambas vencedoras são Belgian Strong Ales, assim, vale saber um pouco mais sobres esse estilo:

As Belgas Strong Ales são cervejas típicas, com variações de receitas dos mosteiros medievais.

Os monges belgas classificavam as cervejas de acordo com o teor alcoólico, como as Blond, Dubbel e Tripel, mas não são necessariamente teores em dobro ou em triplo, e então, por analogia, surgiu-se as Quadruppels.  

Mais um pouco de curiosidade sobre a Dubbel, medalha de ouro:

Na Idade Média, os monges passavam algumas datas, como a quaresma, não podendo comer, então, bebiam suas Ales, pois eram tidas como o “pão líquido”, com um teor alcoólico baixo, com isso, o Mosteiro Trapista de Westmalle criou a Belgian Dubbel, para diferenciá-la da tradicional Ale, pois são cervejas com forte presença de malte, coloração avermelhada a marrom escuro, aromas com notas de caramelo e chocolate, frutas passas, com um baixo amargor e com elevado teor alcoólico.

Gostaria de parabenizar a Cervejaria Wäls por mais esses prêmios, mostrando para o mundo que o Brasil tem cervejas de alta qualidade! Essa premiação não é apenas boa para o reconhecimento, mas também porque abre caminho para a exportação das nossas cervejas para o mundo. 

Recomendo então apreciar a premiada Wäls Dubbel, que é uma cerveja muito complexa em aromas e sabores e o teor alcoólico de 7,5% que trabalha bem com a gordura, harmonizando com carnes com uma complexidade nos seus temperos e com um bom tanto de gordura, como ossobuco, rabada, carne suína assada, e também com carnes de cordeiro e o peru, mesmo sendo mais magras, mas podemos ter complexidade de aromas e sabores.

Saúde!

Compartilhar: