Cerveja artesanal é fácil de fazer?

Cerveja artesanal é fácil de fazer?

Sem dúvida, produzir a própria cerveja e degustar o resultado desse trabalho é um dos prazeres mais gratificante que existe disse Keith Bott, presidente da Society of Independent Brewers. E, sim, quando conseguimos criar algo que temos prazer, sem dúvida é extraordinário, sendo cerveja então, brilhante!

Fazer cerveja em casa é como preparar um almoço, precisa-se dos utensílios específicos, organização e atenção à receita. Podemos produzir cervejas com uma ótima qualidade em casa, com um pouco de estudo e paciência.

Vamos aqui entender um pouco sobre os ingredientes e os processos de uma brasagem, termo que se refere a este momento de fazer cerveja.

Primeiro, temos que falar dos quatro principais ingredientes de toda cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. A água, é o principal ingrediente, compondo cerca de 95% do produto final. O malte que normalmente é de cevada ou de trigo, é rico em amido, fonte de açúcar. O lúpulo, a flor de uma planta trepadeira, seu nome botânico é Humulus lupulus, é usado para atribuir aroma e amargor e age como um conservante ao mesmo tempo. A levedura, além de fermentar a mistura de água, malte e lúpulo, transformando açúcares em álcool, também agrega sabores e aromas à cerveja.  

Fiz uma breve explicação sobre os ingredientes, em um outro momento, escreverei mais especificamente sobre cada um deles, mas agora, vamos para os equipamentos.

Os equipamentos para a produção de cerveja em casa são bem básicos e fáceis de encontrar em lojas específicas ou pela internet. Para um cervejeiro iniciante, é sugerido que se comece com o básico, sem pressa. As panelas e fermentadores são adaptações de utensílios usados em cozinhas industriais, que funcionam muito bem.

Em geral, vamos precisar de um moinho de rolo ou de disco para a moagem dos cereais maltados, que no dia da brasagem é o primeiro passo do processo. Moemos o grão apenas para expor o endosperma, facilitando assim a ação das enzimas; é uma moagem grossa, tentando manter a casca inteira. O motivo desta moagem é pra auxiliar na filtragem ao final de uma das tapas.  

Com as medidas de água e malte já prontas, vamos para a etapa da mostura que é o processo de cozimento dos grãos de malte que foram moídos para a ação das enzimas, convertendo o amido em açúcar.

Trabalhamos aqui com rampas de temperaturas, que é o tempo e temperatura adequada para cada tipo de cerveja, trabalha-se com temperaturas e tempos diversos.

Após a etapa da mostura, passamos para a filtração, onde separamos o mosto, que é o líquido base da cerveja, dos grãos. Essa filtração pode ser feita de diversas maneiras e com diferentes utensílios como: peneiras, filtros, fundo falso da panela de mostura, um filtro tipo bazuca, etc.

A filtragem numa primeira etapa é pra clarificar o mosto bem turvo, onde filtramos. Filtramos o mosto e o devolvemos à panela de filtração, pois o liquido ainda está muito turvo e precisa de mais filtragem, que é feita pelo bagaço e cascas dos grãos. Após algumas filtragens deste mosto, ele vai para outra panela onde acontecerá a fervura. Ainda precisamos fazer a lavagem do bagaço, com água aquecida separadamente. Lavamos o bagaço para extrairmos mais açúcares.

Agora, na panela de fervura, elevamos a temperatura e mantemos fervendo por, em média, 60 minutos para evaporar e eliminar microrganismos que ali possam existir. Estamos “esterilizando” nossa cerveja.

Nessa etapa de fervura é que trabalhamos com os lúpulos de amargor e de aromas. O momento de adição dos lúpulos varia dependendo da receita. Nesse processo extraímos os alfa-ácidos dos lúpulos, conferindo o amargor da cerveja. Quanto mais tempo na fervura, maior o amargor. Os aromas do lúpulo são trabalhados em momentos mais próximos ao termino da fervura, pois são muito voláteis.

Após a fervura, fazemos um processo de centrifugação do mosto para separarmos partículas sólidas dos lúpulos e dos grãos que ainda podem estar no líquido. Esse processo é se chama whirlpool quando as partículas sólidas decantarão concentradas no centro da panela, chamamos de trub.   

Depois desse processo de fervura e do whirlpool, precisamos resfriar o mosto o mais rápido possível para depois adicionarmos a levedura. Para isso, usamos utensílios de resfriamento que chamamos de resfriadores de placa ou as serpentinas de imersão.

Após o resfriamento, transferimos o mosto para um fermentador. Nós, cervejeiros caseiros, usamos os baldes plásticos de uso alimentício. É importante frisar que nessa etapa precisamos ter tudo muito bem limpo e esterilizado. 

Com o mosto resfriado e já no recipiente adequado, adicionamos o fermento, sendo ele seco ou líquido. Uma boa fermentação ocorre, em média, em 6 dias. Obviamente que dependendo do tipo de cerveja, pode demorar mais. Nessa etapa temos que medir o extrato da nossa cerveja, pois só assim saberemos como anda nossa fermentação e, por fim, saberemos o seu teor alcoólico, calculando o ‘Extrato original’ e o ‘Extrato final’ da cerveja. São basicamente o índices de açúcares no mosto e o residual após a fermentação.

Após a fermentação, passamos então para a Maturação, que é o processo de “amadurecimento” da cerveja. O paladar fica melhor, as partículas sólidas depositam no fundo do balde maturador e assim, consequentemente, teremos uma cerveja mais clara e limpa. Esse período também varia de acordo com o estilo de cerveja. As do tipo Ale, por exemplo, precisam de menos tempo que as Lagers, mas o teor alcoólico exige mais tempo de maturação.

Após o período adequado, podemos envasar a cerveja e, ai sim, teremos uma cerveja feita em casa!

Como podemos ver, esse processo exige um pouco de paciência e ferramentas adequadas, mas para quem aprecia uma boa cerveja e quer ter uma experiência fantástica, vale se aventurar como cervejeiro caseiro. Fazer cervejas artesanalmente permite que experimentemos diversos sabores e processos, descobrindo novos “blends” e curtindo com os amigos as famosas degustações “técnicas”, muito agradáveis.

Vale ressaltar que o processo é fácil, e que as etapas que aqui descrevi estão muito resumidas, é necessário entender melhor cada etapa, os estilos a serem feitos e suas especificidades. Ilustrei um pouco das etapas de uma cerveja caseira, porém, vamos estudar o processo, beleza?

O bacana é reunir umas 3, 4 pessoas e fazer uma brasagem comunitária, assim, fica mais divertido e se houver qualquer erro, dá pra culpar o amigo! O bom da cerveja é ser produzida e degustada entre amigos, então, vamos lá!  

Compartilhar: