Frio, cerveja e chocolate... combina?

Frio, cerveja e chocolate... combina?

Esse é um assunto já bastante discutido, porém, com o dia dos namorados chegando e o frio aparecendo, decidi que vale a pena sugerir algumas cervejas para harmonizar com um fondue de chocolate romântico ou até mesmo com uma caixa de bombons.  

Uma boa harmonização entre chocolate e cerveja é feita de duas formas, por similaridade ou por contraste de sabores.

Uma dica importante é beber essa cerveja em temperatura ideal, não muito gelada, se não a sensação cremosa do chocolate não é percebida, e com a cerveja numa temperatura entorno de 12°, ajuda muito na percepção de sabores e texturas.

Dica de harmonização com chocolate ao leite:

Esse tipo de chocolate que além de ser bem doce, tem uma quantidade maior de gordura, sendo interessante a harmonização com uma cerveja de alto teor alcoólico, para que haja uma quebra de gordura, feita pelo álcool. As cervejas com sabor marcante de malte tostado e um final adocicado são também sugeridas, tipo Stout, Belgian Dark Strong Ales, Dopplebocks.

Dica de Cervejas: Wäls Dubbel, Chimay Grand Reserve, Chimay Blue, Fuller’s London Porter.

Dica de harmonização com chocolate amargo:

Cervejas do tipo Porter ou Sout, escuras e de sabores fortes, tostados e as vezes café são bem vindas aqui. Cervejas com alto teor alcoólico também, pois o cacau combina com essa sensação de aquecimento que o álcool traz para a boca.   

Dica de Cervejas: Colorado Demoiselle, Invicta 108, Baden Baden Chocolate, Baden Baden Stout, Wäls Petroleum.

Dica de harmonização com chocolate branco:

Fruit Lambic, essas cervejas de origem belga são bem acidas, leves e bem carbonatadas, contrastando o doce e a acidez e limpando o paladar para o próximo pedaço ser uma nova sensação é a mais indicada, porém cervejas do tipo Strong Golden Ale também são sugeridas para uma experiência menos marcante.

Dica de Cervejas: Pratinha Culotte de La Duchesse, Brouwerij Kriek Boom, Eisenbahn Strong Golden Ale.

 

 

 

Imagem: https://drinks.seriouseats.com/2014/02/cicerone-pairing-advice-beer-and-chocolate-valentines-day.html

Compartilhar: