Harmonização: Cerveja e Sushi

Harmonização: Cerveja e Sushi

Como já mencionei em outros posts, cerveja é uma grande acompanhante para comida, pois os sabores, além de complexos, são de grande interação com a experiência gastronômica completa.

Então, vou fazer uma sequência de posts com sugestões de harmonizações fáceis de experimentarmos.

Hoje é a harmonização de cerveja e comida japonesa, os sushis, em especial!

Temos muitos restaurantes de comida japonesa em Ribeirão Preto, então, essa experiência é fácil e muitos de nós já tivemos, faltou apenas prestar atenção nos detalhes.

Cervejas fáceis de encontrarmos hoje em dia nos restaurantes são Heineken, Stella Artois. Miller e a Kirin Ichiban, cervejas do estilo Lager. Esse estilo tem um baixo teor alcoólico, presença maior do malte, são leves e suaves, bem carbonatadas, que trazem uma certa refrescância, harmonizando bem com a comida japonesa, que no caso do sushi, é também leve, delicado e confortante. Uma boa Lager local é a Garotinho, da cervejaria Pratinha.

Um outro estilo seria o Pilsner, estilo de origem Tcheca, também desenvolvido na Alemanha, a German Pilsner, com suas variações, é uma cerveja clara e brilhante, pois tem uma notável presença do lúpulo, balanceado com o malte, deixando nossas papilas mais ativas, pois essa é uma das façanhas do lúpulo, onde percebemos melhor o sal, o adocicado e o sabor mais “terroso” da comida japonesa. Uns bons exemplos seriam Baden Baden Cristal, Invicta Hellbeirão, Japas Matsurika, Lund Pilsen, Dado Bier Original, Dama Bier, e as importadas Bernard Celebration, Pilsen Urquell e Budweiser Budvar, Jever Pils e Warsteiner Premium Verum.  

Outra boa harmonização para o sushi são as cervejas de trigo, as Weiss, produzidas na região da Baviera, na Alemanha. Uma cerveja que produz bastante espuma, não filtrada, de cor dourada mas opaca, bem túrbida; tem sabor frutado, predominantemente de banana (as vezes ameixa ou maçã). Boas opções são Colorado Appia, Invicta Iniciação, Lund Hefe-Weizen, Walfanger Weizen, Eisenbahn Weizenbier, Paulaner Hefe-Waizen, Erdinger Weissbier.

Espero que num próximo jantar japonês, você possa apreciar todos os sabores exóticos da culinária japonesa, com uma cerveja refrescante, percebendo todos os sabores, sal, adocicado, terroso, herbal, até o umami, uma fusão desses sabores, proporcionando uma experiência memorável.

Sim, sim, comida japonesa harmoniza com ouros estilos de cerveja, mas como moramos em uma cidade muito quente, essas sugestões, na minha opinião, são as melhores!

Saúde!

Compartilhar: