IPA Day Brasil 2016, em Ribeirão Preto!

IPA Day Brasil 2016, em Ribeirão Preto!

Está chegando! O 5º IPA Day Brasil, o maior evento do mundo dedicado às cervejas estilo India Pale Ale e suas variações, acontece no próximo dia 5 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). O festival irá reunir fanáticos de todo o País em busca dos aromas, sabores e do amargor do lúpulo, ingrediente que se destaca nas chamadas IPAs. Na ocasião, também serão anunciadas as vencedoras do Concurso Melhor IPA do Brasil, escolhidas por um júri de especialistas.

Durante as oito horas de evento, os participantes poderão consumir à vontade 6 mil litros de cerveja de 36 “rótulos” diferentes, incluindo produções nacionais de cervejarias gaúchas, catarinenses, paranaenses, paulistas, cariocas e mineiras, além de marcas norte-americanas, conhecidas por terem globalizado as IPAs.  Para guiar os convidados, todos receberão o tradicional livreto com a carta de cervejas da festa.

Um dos destaques do evento será a ‘La Mano de Dios’, uma IPA Argenta: uma India Pale Ale com lúpulos argentinos (Mapuche e Cascade) produzida em colaboração entre as ribeirão-pretanas Weird Barrel e SP-330 e o brewpub da Cervejaria Nacional na cidade. Outra novidade fica por conta da Cervejaria Colorado, também de Ribeirão Preto, que irá levar ao evento uma White IPA, com lançamento previsto para o último final de semana de outubro.

Para manter os lupulomaníacos hidratados, o ingresso para o IPA Day Brasil inclui água mineral gratuita à vontade para todos os participantes. Na área gastronômica, o evento terá food trucks e estandes com chefs preparando um menu para harmonizar com o amargor das cervejas disponíveis. A lista de opções gastronômicas inclui BeerBQ, Bendito Burguer, Fat Hog, Guadalupe, Na Brasa, Nova Pasta, Ogrostronomia e Vila Dionísio.

A programação da festa inclui ainda shows de rock ao longo da tarde e da noite. Estão confirmadas apresentações de Thiago Neves Acústico, João da Gaita e Beto Leoneti e das bandas Kilotones e Microbius Experience.

Novidades – O IPA Day deste ano será realizado no Centro de Eventos Quinta Linda, priorizando o conforto e o entretenimento dos convidados. Outra novidade foi a criação da brigada “IPA Working Experience”, um grupo seleto de ‘ipa-aficionados’ de vários cantos do Brasil, composta por 70 homebrewers, sommeliers de cerveja e afins que irão trabalhar diretamente no serviço de cervejas. O objetivo é oferecer uma experiência completa aos lupulomaníacos.

Melhor IPA do Brasil – Durante o festival, serão anunciadas e premiadas as cervejas vencedoras do Concurso Melhor IPA do Brasil. Organizado pela Academia de Ideias Cervejeiras com apoio das Cervejarias Weird Barrel e SP-330, da Passaredo Linhas Aéreas, Agrária Malte,  LNF e Barth-Haas Group, a competição recebeu 51 inscrições de cervejas do estilo India Pale Ale e seus subestilos vindas de 29 cervejarias diferentes. O julgamento será nos dias 03 e 04 de novembro, na Cervejaria SP-330.  
Serão avaliadas as categorias English-Style IPA, American-Style IPA e Imperial or Double IPA, além da categoria Specialty IPA, reunindo os demais subestilos de India Pale Ale como American-Style Black Ale, Session IPA, Belgian IPA e White IPA, entre outros. Todas as cervejarias brasileiras em operação com cervejas enquadradas dentro do estilo tiveram a oportunidade de inscrever seus produtos. 

Lista das cervejas previstas para o IPA DAY Brasil 2016 
Amelia Imperial IPA - Imperial IPA - Cervejaria Bodebrown
Cacau IPA - American IPA com cacau - Cervejaria Bodebrown
Perigosa Imperial IPA - Imperial IPA - Cervejaria Bodebrown
Brooklyn East India Pale Ale - (English IPA) Cervejaria Brooklyn 
Capivara Double IPA - (Imperial IPA) - Cervejaria Blumenau
Capivara Little IPA - (American IPA) - Cervejaria Blumenau
Colorado Eugenia – Session IPA - Cervejaria Colorado
Colorado – White IPA - Cervejaria Colorado
Dádiva Bazooka - (Imperial IPA) - Cervejaria Dádiva
Dádiva Venice Beach - (Session iPA) - Cervejaria Dádiva
{78} IBA - Black IPA - Cervejaria Daoravida
Rizoma - (Imperial IPA) - Cervejaria Dogma
Touro Sentado - (American IPA) - Cervejaria Dogma
1000 IBU - Imperial IPA - Cervejaria Invicta
Lund IPA - American IPA - Cervejaria Lund
Madalena IPA - ( American IPA) - Cervejaria Madalena
Madalena Double IPA - (Imperial IPA) - Cervejaria Madalena
Black "Metal" Ipa - (Black IPA) - Cervejaria Maniba
Double"Doggy"Ipa - (Imperial IPA) - Cervejaria Maniba
India "Mantra" Ale - (American IPA) - Cervejaria Maniba
Mula - American IPA - Cervejaria Nacional
Slow Down - (Session IPA) - Cervejaria Oceânica
Cavaleiro Negro - Black IPA - Cervejaria Odisseia
Green Cow - (American IPA) - Cervejaria Seasons
Holy Cow #2 - (American IPA) - Cervejaria Seasons
Vaca das Galaxias - (Imperial IPA) - Cervejaria Seasons
Californication - American IPA - Cervejaria SP-330
W*kattz 7 vidas - (American IPA) - Cerejaria W*kattz 
Goose IPA - American IPA - Goose Island
Session Citra - American IPA - Wals Cervejaria 
Niobium - Imperial IPA - Wals Cervejaria
Albert IPA - German IPA - Cervejaria Walfänger
La mano de dios - IPA Argenta - Weird Barrel / Nacional / SP-330
Fancy BURP - (English IPA) - Weird Barrel Brewing
Naughty GROG - (Black IPA) - Weird Barrel Brewing
Pirate´s FLIP - (Session IPA) - Weird Barrel Brewing

Compartilhar: