1 + 1 = 3 ?
Quem será que teve a ideia de utilizar a tecnologia dos Smartphones para realizar transações bancárias? Quem pensou pela primeira vez em aproveitar um drone, equipamento originalmente pensado para uso militar e de segurança, para fazer entregas de mercadorias? E a chamada “Internet das coisas”, que combina a conectividade dos dispositivos eletrônicos com a capacidade de coleta e compartilhamento de dados em tempo real, quem imaginou algo assim?
Há algo muito interessante nestes exemplos que foram citados. É a Teoria da Combinação ou Teoria da Associação Criativa. De acordo com esta teoria, a criatividade surge quando duas ou mais ideias aparentemente distintas são combinadas, resultando em novas ideias ou soluções inovadoras.
A Teoria da Associação Criativa sugere que a criatividade é um processo de conexão entre diferentes elementos cognitivos. O ponto central é proporcionar o choque de duas ideias, gerando uma nova, que não existiria se as ideias originais fossem consideradas isoladamente.
A ideia resultante deve resolver uma necessidade sem inviabilizar o uso normal das ideias originais. E esse choque pode ocorrer de diversas formas, como através de analogias, metáforas, recontextualização, combinação de conceitos, entre outras.
Se o choque de duas ou mais ideias pode proporcionar uma outra, então, quanto maior for o nosso repertório de ideias, maiores serão as chances de um resultado eficaz. Para facilitar a associação criativa, é recomendável ter acesso a uma ampla gama de conhecimentos e experiências. Quanto maior for o nosso conhecimento geral e a nossa cultura, maiores serão as chances de ocorrerem combinações criativas.
Se você tem um desafio e não encontra uma solução ou se você deseja aprimorar a sua criatividade, um bom exercício é começar pela associação de soluções já existentes. Experimente. E se não conseguir, busque conhecimento em ideias diferentes que possam, de alguma forma, representar uma parte da solução almejada.
A perspectiva de que a criatividade é o choque de duas ideias é muito interessante, mas, no entanto, não é a única forma de entender esse processo. A criatividade é um conceito complexo e multifacetado e pode ser estudado através de várias outras perspectivas.
Muitas vezes a criatividade surge a partir da capacidade de pensar de forma original, desafiando os padrões de soluções tradicionais e buscando novas abordagens. Além disso, a criatividade também pode ser estimulada pela observação cuidadosa de um fato ou de um fenômeno, pela reflexão e pela experiência pessoal.
Para todas essas possibilidades, o conhecimento e a cultura continuam sendo requisitos essenciais. Portanto, busque sempre ampliar seus conhecimentos e experimente combinar ideias.