O entusiasmo para novas ideias

O entusiasmo para novas ideias

Quem nunca se pegou cantarolando uma música no meio de uma tarefa cotidiana? Quem nunca gesticulou como se estivesse tocando uma guitarra imaginária ou, ainda, cantando em público empunhando um suposto microfone? Estes são exemplos simples de como uma música pode influenciar no nosso comportamento.

A música pode nos inspirar a ponto de orientar os nossos movimentos. Nos proporciona uma sensação de prazer e nos estimula. De alguma forma, tentamos reviver esse momento prazeroso, repetindo os versos, dançando ou até mesmo fazendo uma determinada coreografia.

É claro que inspirações podem vir de outras manifestações, além da música. Um bom filme nos inspira. Um bom livro nos inspira. Um bom curso ou uma boa aula nos inspira. E assim por diante.

Mas, o que inspira as nossas ideias?

É provável que não encontremos uma resposta única ou atitudes padronizadas que inspire todas as pessoas. Mas, talvez, um bom caminho para se chegar a alguma resposta seja fazer o caminho inverso, ou seja, perceber o que não nos inspira.

Quando nos sentimos bem ao ouvir uma determinada música, ao ler um livro, assistir a um filme, a sensação em comum é o entusiasmo. Mesmo com intensidade diferente de acordo com cada situação, o entusiasmo intensifica a nossa sensibilidade e nos enche de uma sensação de bem-estar. Da mesma forma, isso favorece o surgimento de ideias. De maneira contrária, portanto, tudo o que nos tira o entusiasmo, compromete a nossa capacidade de geração de ideias.

Evidentemente, algumas dificuldades e desafios podem nos abalar momentaneamente, mas não podemos perder o entusiasmo. Para isso, o ambiente ao seu redor conta muito. Pessoas mau humoradas e constantemente pessimistas, aos poucos, retiram o nosso entusiasmo.  E, com o passar do tempo, vão comprometendo a capacidade criativa.

É fundamental conviver com pessoas que compartilhem entusiasmo. Esta é forma que mais nos puxa de volta à motivação criativa quando estamos desanimados. Procure conviver com pessoas alegres e entusiasmadas.

Outro aspecto interessante a ser destacado é notar como temos a tendência de buscar mais daquilo que nos fez bem. Ao gostar de uma determinada música, geralmente procuramos conhecer mais sobre o(a) cantor(a) ou banda. Ao gostar muito de um determinado livro, procuramos conhecer mais da obra e da vida do(a) autor(a).

Da mesma forma, ao encontrar o assunto que traz inspiração e entusiasmo passe a buscar mais conhecimento. A busca pelo conhecimento mais aprofundado do seu assunto de interesse é o combustível para aperfeiçoar a experiência de satisfação e, assim, abrir a mente à novas possibilidades.

Perceba como muitas pessoas descobrem um entusiasmo na prática de atividades físicas e, a partir daí, começam a frequentar academias, conviver com pessoas que compartilham da mesma motivação e se aprimoram cada vez mais no conhecimento desta prática. Ou, ainda, os grupos de ciclistas, os clubes de leitura, dentre tantos outros exemplos.

Por último, mas de fundamental importância, é a procura por profissionais que possam estimular o surgimento de ideias com métodos e ferramentas específicas para isso. Dependendo dos objetivos pretendidos, pode-se utilizar um grande número de ferramentas como, por exemplo, o mapa da empatia, a técnica scamper, o modelo canvas, a análise 360°, o mapa mental para empreendedores, o job to be done e muitas outras.

É comum perceber o entusiasmo das pessoas ao utilizar estas ferramentas e perceberem novas possibilidades para os seus propósitos. E apesar de se associar estes esforços na geração de ideias aos empreendedores e ao ambiente corporativo. Mas também podem ser de grande ajuda em projetos de cunho pessoal. Busque este entusiasmo. Estimule as suas ideias!

Compartilhar: