Passo a passo

Passo a passo

Na Inglaterra, no ano de 1804, o engenheiro Richard Trevithick apresentou a primeira locomotiva movida com um motor a vapor. Oitenta e dois anos depois, em janeiro de 1886, o engenheiro alemão Karl Benz patenteou a Benz-Patent Motorwagen, um carro com motor monocilíndrico movido a gasolina. Era o início da indústria automobilística.

Antes disso, as pessoas se locomoviam com carroças, a cavalo ou com o auxílio de qualquer outro animal que proporcionasse tração. Mas, desde a antiguidade, era comum as pessoas percorrerem grandes distâncias a pé.

Você já deve ter visto o caso de refugiados, lido registros históricos, relatos bíblicos ou assistido filmes de época em que as pessoas, sem condições financeiras para ter um animal de transporte, percorriam grandes distâncias caminhando.

Mas, como essas pessoas faziam para conseguir transpor grandes distâncias sem nenhum meio de transporte? Basicamente, com um passo de cada vez.

Essa é a grande lição que fica para a solução de problemas complexos: desmembrá-lo em várias pequenas partes.e “dar um passo de cada vez”.

Resolver um problema complexo dividindo-o em partes menores é uma abordagem conhecida como decomposição. A decomposição é uma forma organizada e bem planejada de se resolver um problema passo a passo, mas sem perder de vista o objetivo final, que é a solução completa e permanente do problema completo.

Parece algo simples de ser feito, porém, dividir um problema complexo em pequenas partes exige alguns cuidados. O primeiro deles é ter uma compreensão plena do objetivo global. Ou seja, antes de começar a dividir, tenha uma compreensão clara do problema como um todo. Isso ajudará a garantir que você não perca de vista o objetivo final.

Possuindo uma compreensão do todo, você poderá identificar com clareza os componentes que poderão ser resolvidos individualmente e, assim, dividir o problema complexo em etapas.

O próximo passo é a priorização. Por qual das partes devo começar? Classificar as partes identificadas é fundamental. Essa classificação pode ser feita com base em sua relevância, na urgência ou na ordem em que é possível ser abordadas. Algumas partes podem depender da resolução de outras.

Resolva cada parte individualmente. Concentre-se na resolução de cada uma antes de passar para a próxima. Ao iniciar a jornada de soluções, parte a parte, é comum que se estabeleça relações entre cada método de resolução para mais de uma parte. Você pode perceber que mais de uma parte podem ser resolvidas com a mesma sistemática.

A percepção de que duas ou mais partes poderiam ser resolvidas seguindo um método comum mostra a importância de não se perder o problema global de vista. Isso é crucial se você estiver trabalhando em equipe. Geralmente, em uma equipe, tarefas diferentes são delegadas aos membros.

Atribua responsabilidades para a resolução de cada subproblema, mas trabalhe de forma colaborativa, de modo que um membro possa aprender e se inspirar nos métodos de resolução exitosos que outros membros tenham utilizado.

O próximo passo é integrar as soluções de todas as partes. Certifique-se de que todas as partes se encaixem de maneira coesa. Assim, frequentemente haverá a necessidade de ajustes, tal qual a caminhada em que se ajuda o passo, o ritmo e o tempo de jornada.

Essa abordagem de decomposição é amplamente utilizada em várias disciplinas e é particularmente eficaz para lidar com problemas complexos, permitindo que sejam abordados de maneira mais sistemática e gerenciável.

Um provérbio chinês, muito associado ao filósofo Lao Tsé, afirma que um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo.

Comece! PRIMEIRO

Compartilhar: