Abacaxis com casca

Abacaxis com casca

Ribeirão Preto tem alguns gargalos consideráveis em alguns setores. Não dá pra falar de todos de uma só vez. Mas o sistema viário, agora com a “grife” de mobilidade urbana merece um capítulo. Bem maior do se poderia discutir neste espaço. Que então cuidemos de uma parte dele. Os estacionamentos de veículos em áreas públicas, notadamente nas vias.

Transerp, comerciantes, responsáveis pelo transporte público e outros atores têm se debruçado sobre a questão recheada de interesses. Empresas de transporte querem ruas mais limpas, pela fluidez do trânsito de sua frota. Estão certos.

Os comerciantes querem as vagas de estacionamento para seus clientes, antes que eles migrem para outros espaços comerciais. Também têm razão. Mesmo que os interesses sejam frontalmente contrários.

Os proprietários de veículos estão mais preocupados com um lugar que possam deixar seus carros que com a velocidade maior ou menor dos ônibus. Também têm argumentos pertinentes a perder de vista.

Mas e então? A procura de um consenso onde cada parte conceda um pouco é o caminho. Não é possível desnudar um setor para que outro fique totalmente agasalhado.

É o grande desafio de quem está discutindo o assunto. Já anunciado, um projeto de mobilidade urbana está a caminho. Mas as questões, como urgentes que são, se precipitaram.

Então é preciso enfrenta-las. Sob pena de atropelarem outras e mais outras. Que os debatedores tenham boas ideias, bom senso e parcimônia em busca de uma solução. Não perfeita, mas possível.

Compartilhar: