Água gelada

Água gelada

Convocado para explicar a não instalação de aquecedores de água doados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) à Cava do Bosque, o secretário de Esportes, Layr Luchesi Júnior, esteve na Câmara Municipal na terça-feira, 28, e não chegou a convencer todos os vereadores com sua argumentação. Ele alegou, insistentemente, que sua pasta não tem recursos suficientes para a instalação e que, por isso, os equipamentos ficaram sem utilização. Parte deles acabou retirada pelo próprio Sesi no ano passado. O secretário afirmou que tem buscado parceiros e que até pedirá aos doadores que façam a instalação dos aquecedores. Fez também umas boas revelações aos vereadores. Afirmou, por exemplo, que não há compromisso legal de instalação dos aquecedores, por parte da Prefeitura. Que não há esta previsão no convênio. Também contou que não há termo de doação ou qualquer documento que configure a doação ou o empréstimo dos equipamentos. Houve troca de farpas entre o secretário e alguns vereadores. Um deles chegou a cobrar compromisso moral com a instalação. Outro disse que só houve festividade para inglês ver. Luchesi respondeu às questões e até acusou um dos vereadores de utilizar fala “fantasiosa”. A realidade, no entanto, é única. Dois anos depois da doação (abril de 2014), a água na piscina da Cava do Bosque segue gelada. Se quiser, o governo municipal pode procurar os culpados pela falta de planejamento e de compromisso, e será muito fácil encontrar.

VEREADORA INVESTIGADA
A Câmara Municipal decidiu investigar a veracidade de denúncias contra Viviane Alexandre (PSC). Um pedido de comissão processante acusa a vereadora de utilizar o gabinete dela na Câmara para serviços de uma ONG de proteção a animais, utilizando o telefone público e assessores da parlamentares.

DEFESA
Logo após a denúncia, feita pelo radialista Rodrigo Leone, Viviane negou que utilize o gabinete para tais fins. Agora, ela terá dez dias para apresentar defesa ao Conselho de Ética da Casa. Segundo o relator Beto Cangussú (PT), um procedimento de apuração foi aberto. Após a defesa, ele elabora um relatório que será votado pelos integrantes do Conselho e pode também ser levado a plenário.

DISCUSSÃO DAS CIDADES
Nos dias 1º e 2 de julho, Ribeirão Preto realiza a VI Conferência Municipal das Cidades. Os encontros, abertos à população, serão no auditório do Centro Universitário Moura Lacerda (rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos), a partir das 18h30 de sexta e das 8h30 de sábado.

FORA DO AR
Os vereadores estão com aparição limitada na TV Câmara, em função do período eleitoral, que proíbe a exibição de candidatos em programas de rádio e TV. Agora só podem aparecer os discursos feitos da tribuna, durante as sessões com transmissão ao vivo. Entre os vereadores, apenas Coraucci Netto (PSD) e Saulo Rodrigues (PRB) não serão candidatos em outubro.

Fotos: Viviane Mendes / Câmara Municipal e Ibraim Leão

Compartilhar: