Briga de CPIs 

Briga de CPIs 

A Câmara de Ribeirão Preto tem vivido uma briga por instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e até governistas ameaçaram instalar investigações. Nas últimas sessões, foram discutidas ao menos três comissões e nenhuma entrou em tramitação. Samuel Zanferdini (PMDB) queria CPI para investigar uma empresa que representou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra edital de licitação da Prefeitura. Genivaldo Gomes (PSD) queria investigação sobre contratos da Prefeitura com a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), investigada sob acusação de distribuir propinas. As duas foram retiradas da pauta, mas a Comissão Especial de Estudos (CEE) entrou em substituição. Já a oposição, com requerimento de Bertinho Scandiuzzi (PSDB), tenta emplacar uma investigação para a compra de carne suína da merenda escolar. Como há cinco CPIs intermináveis em tramitação, a aprovação de instalação de uma sexta depende de aprovação do plenário. Não sairá, com certeza.

PORCO SALGADO 
Depois de denúncia de suposto superfaturamento na compra de pernil suíno para a merenda escolar, que teria sobrepreço superior a 70%, (mais de R$ 17, o Kg), a Prefeitura de Ribeirão Preto determinou o cancelamento da compra. As explicações ficaram a cargo do secretário da Educação, Ângelo Invernizzi Lopes.

CPI INSISTENTE
Na Câmara de Vereadores, a oposição quer investigação do pregão eletrônico de compra da carne por CPI. A insistência acontece porque, até no último dia 23, o divulgado cancelamento de compra não havia sido publicado no Diário Oficial. Ato público tem que ser oficializado. A revogação foi publicada no dia 24. Mas numa estranha prática contra a transparência, o Diário Oficial do Município só costuma ser disponibilizado depois das 18h.

ENTRE AMIGOS 
A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, dia 23, um título de cidadão ribeirãopretano ao ex-vereador e presidente do diretório municipal do PSDB Nicanor Lopes. O projeto foi apresentado pelo tucano Bertinho Scandiuzzi, mas é sempre bom lembrar que a homenagem requer apoio de ao menos 15 vereadores.

CEE X CPI 
É irritante como alguns vereadores de Ribeirão Preto teimam em equiparar Comissão Especial de Estudos (CEE) com Parlamentar de Inquérito (CPI). Uma diferença básica é a CPI pode convocar pessoas. A CEE pode convidar. Há muitas outras diferenças, além de que uma investiga e a outra, estuda.

CÓPIA DE JÂNIO 
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD) se utilizou de uma ferramenta que anda meio esquecida em tempos de comunicação digital e mandou um bilhete ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). Lembrou, assim, um político que tinha a mania das curtas correspondências: o ex-presidente Jânio Quadros.

 

Compartilhar: