Cidade remendada

Cidade remendada

Ribeirão Preto vive tristes dias. De um lado um governo municipal enfraquecido e rejeitado pela quase totalidade da população. Com secretarias mancas, sem recursos para manter os mais básicos serviços.

De outro uma Câmara Municipal incompleta que não consegue votar projetos de leis porque parte de seus membros está suspensa. Um Legislativo envergonhado porque uma parte de seus integrantes foi pilhada em erros.

Há uma mancha sobre o nome da cidade. Seu ex-prefeito mais famoso está preso acusado de vários crimes. A prefeita não tem mais a força de uma formiga. Grande parte dos ex-integrantes da Administração Municipal está acusada de roubos e irregularidades. A credibilidade zerou.

A cidade vai sobrevivendo sem emoção ou torcida. Cumpre tabela. Aguarda o final de um governo horrível, desprezível. Um governo acusado de alugar  vereadores e lhes comprar o voto. Parlamentares acusados de trocar apoio à prefeita por vantagens que resultariam em dividendos eleitorais.

Há um olhar envergonhado sobre a cidade. Há uma tristeza estendida. A imagem está nas ruas. Um povo amortecido. Descontente com dirigentes e representantes.

Nem a campanha eleitoral consegue comover esse povo que foi obrigado a ver tanta coisa ruim aglutinada. É chocante e desprezível.

Há uma gente de olhar congelado, longe. Nem mesmo as promessas eleitorais de novos serviços em um próximo governo ou o discurso enviesado (para não dizer infantil) sobre a água do rio Pardo conseguem alegrar ou entristecer pessoas.

O clima é de apatia profunda. Até quem acreditou nos eleitos de 2012 não vê a hora de chegar 31 de dezembro. E já está naquele ponto de não se importar com o substituto. O desejo é só tirar o governo moribundo da sala. Que venha outro.

A espera é para enterrar quem criou sonhos e os pisoteou em nome da incompetência e da desonestidade. Porque é difícil viver em uma cidade que esfarela enquanto seus dirigentes são acusados de vários crimes. De roubo, inclusive.

É triste conviver com um governo que faz acordos com sindicato de servidores que vão muito além de reajustes salariais e direitos trabalhistas. E pior é ver um sindicato supostamente envolvido em falcatruas que deveria combater.

Por fim, é dolorido viver em uma cidade onde as autoridades precisam andar de cabeça baixa. Que governantes precisam se desviar de governados, por vergonha ou medo.

Por que vocês fizeram tudo isso com nossa cidade? Têm ódio dela? E de nós?

Não responderão porque lhes faltam argumentos.

RENÚNCIA
Parece ter havido um lampejo de bom senso por parte do vereador Waldyr Villela (PSD). Ele renunciou à relatoria da Comissão Processante que pode resultar na cassação de mandato de nove vereadores, sendo três do próprio partido dele. Como os juízes, ele deveria ter se julgado impedido de ser o relator já no início do proceso. Mas ainda que tardiamente tomou a decisão que se esperava de um homem público. Mesmo depois da tentativa de driblar regimento e resolução.

PARTIDOS INSIGNIFICANTES?
A fragilidade dos partidos políticos se evidencia a cada eleição. Um exemplo veio agora com a convocação de suplentes para a Câmara Municipal. No PR, a primeira suplente apontada pelo partido é apenas a 11ª mais votada da legenda. Isso porque os dez mais votados, incluindo os eleitos Giló, Walter Gomes e Paulo Modas, deixaram o partido entre a eleição de 2012 e a deste ano.

BOQUINHA?
Antes mesmo de qualquer convocação e de confirmação e posse de suplentes – para substituir os vereadores suspensos -, alguns pretensos assessores já estavam de olho nas vagas que poderiam ser abertas pela demissão de outros. Como a convocação, de modo precário, não prevê a substituição de assessores, eles não gostaram. Conta a lenda que chegaram a ir à Câmara “reivindicar direitos”.

VAI PAGAR
A prefeitura de Ribeirão Preto fez questão de enviar nota à imprensa afirmando que pagará os funcionários normalmente neste mês, sem atrasos ou parcelamentos, como chegou a ser veiculado. Cumpre a sua obrigação regulamentar. E assegurou que antecipará o vale refeição para o dia 27 de outubro, em função do dia do servidor, comemorado no dia 28.

COBERTOR CURTO
Diante da informação deve ter muito fornecedor preocupado com possível atraso de pagamento. Como já está evidenciado, o cobertor da prefeitura anda extremamente curto para cobrir todos os compromissos assumidos

Compartilhar: