
Começa o ano do voto
A primeira edição de 2016 chega com uma lembrança importante. Neste ano, precisamente no dia 2 de outubro, acontecem as eleições municipais. Em Ribeirão Preto poderá haver segundo turno no dia 30 do mesmo mês, caso nenhum dos candidatos ultrapasse 50% mais um dos votos válidos. Garantido mesmo é que, no primeiro turno, serão eleitos os vereadores — ainda não se sabe se 22, 25 ou 27. O mais provável é que sejam 27, já que o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a cidade deve ter entre 25 e 27 cadeiras na Câmara Municipal. A informação, claro, virá a tempo e hora de os eleitores fazerem suas escolhas. O que importa agora ao eleitor são os subsídios para definir seu voto. Mais do que uma campanha eleitoral bonita e enfeitada, é preciso prestar atenção no que estão fazendo os políticos da cidade. Seguir o trabalho do Executivo e do Legislativo. O acompanhamento pode ser por notícias publicadas na imprensa, nos portais da Prefeitura e da Câmara, além das sessões legislativas, seja de forma presencial ou pela TV Câmara, que faz as transmissões ao vivo (também pelo Youtube) todas as terças e quintas-feiras. Os arquivos das sessões também ficam disponíveis no site da Câmara. No caso de candidatos novos, o eleitor deve se atentar para a vida pregressa, buscar informações do que ele faz na vida profissional e qual seu comportamento em sociedade. De resto, é só decidir com tranquilidade e serenidade.
CONTAGEM REGRESSIVA
O vereador Paulo Modas (Pros) começou a fazer uma contagem regressiva do final do mandato da prefeita Dárcy Vera (PSD). Em uma postagem de vídeo no Facebook, na terça-feira, 5, diz que só faltam 360 dias para o final do mandato da prefeita. Afirma que a zona Norte está abandonada e que os moradores sofrem com o descaso. Também apresenta um vídeo em que narra problemas de enchente, mostrando água parada em uma rua, o que dificulta até o acesso a um supermercado. Em tempo: Paulo Modas, então pelo PR, foi um dos eleitos na coligação que apoiou a reeleição da prefeita.
ESFARELANDO
Ruas da cidade estão esfarelando. Os endereços não cabem aqui. Em alguns locais é praticamente impossível desviar dos buracos. Quem transita pelas ruas sabe do que se trata. Pode ser apenas impressão, mas parece que a cidade nunca esteve tão esburacada. Em alguns locais há alguma sinalização; em outros, no entanto, os motoristas precisam fazer verdadeira mágica para transitar. A torcida é para que a situação seja ao menos minimizada o mais rápido possível.
SUCATAS NA MIRA
Agora vai. A Transerp iniciou, esta semana, a fiscalização de carros abandonados nas ruas. Os veículos nessa situação serão removidos e, no caso de não serem resgatados pelos proprietários, serão vendidos em leilão como sucata e inutilizados através de compactação por prensagem. Segundo a Transerp, 195 veículos já estão cadastrados, mas os moradores também podem comunicar abandonos pelo Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), pelo telefone 156, pessoalmente na Rua Cerqueira Cesar nº 371; por e-mail: [email protected] ou ainda pelo WhatsApp 99155.0722.