Cravo e ferradura

Cravo e ferradura

Uma no cravo, outra na ferradura. Em dois dias desta semana, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), passou da alegria à tristeza. Na segunda-feira, teve bons motivos para comemorar a derrubada de uma liminar de primeira instância em ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual.  Na terça-feira, 15, teve dissabor com outra ação. A liminar de primeira instância da justiça estadual, suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), proibia a prefeita de realização de empenhos e pagamentos de operações de crédito com entidades vinculadas ao município, como Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM), Serviço de Assistência aos Municipiários (Sassom) e outros orgãos. No dia seguinte à vitória no TJ, foi divulgada outra ação de improbidade administrativa. Desta feita a ação, ainda sem decisão da Justiça Federal, está sendo movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e tem como objetivo principal a devolução de recursos de convênio com o governo federal, para divulgação de Ribeirão Preto nas provas de Stock Car realizadas na cidade. O valor da ação é de R$ 2,3 milhões, mas a prefeita pode ser condenada a devolver o dobro. O montante em questão teve a prestação de contas rejeitada pelo Ministério do Turismo e a Administração Municipal assegura já ter devolvido o valor, parcelado em 24 meses. O procurador da República, Carlos Roberto Diogo Garcia, entende que os recursos deveriam ter sido aplicados pela Prefeitura, mas a Administração Municipal os repassou para a empresa responsável pela realização das provas. Ele utilizou a reprovação das contas e a devolução dos recursos para reforçar sua tese de improbidade administrativa pela aplicação indevida dos recursos e quer que a prefeita os devolva aos cofres públicos. Até pediu o bloqueio de bens da prefeita, mas ainda aguarda a decisão.

EXCESSO DE EXERCÍCIOS
O secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira (PSDB), apareceu na audiência pública com o braço direito enfaixado e explicou que passou por cirurgia após romper o tendão do bíceps. “É o resultado de um erro de planejamento e execução, o que não pode acontecer com a Região Metropolitana”.

PRIMEIROS ANÚNCIOS
O deputado estadual Campos Machado, presidente do PTB no Estado, vem a Ribeirão Preto no sábado, 19. Em encontro na Câmara Municipal, apresentará os pré-candidatos do partido às eleições de outubro. Presidente da legenda em Ribeirão Preto, Paulo Garde garante que o partido terá candidato a prefeito.

DIVISIONISTA? 
O deputado federal Baleia Rossi, presidente estadual do PMDB, gravou vídeo e postou texto nas redes sociais em que defende a saída imediata do partido do governo Dilma Roussef. A orientação é diferente da decisão da convenção nacional da legenda, que decidiu dar um “aviso prévio” de 30 dias ao governo.

Compartilhar: