Defesa da internacionalização

Defesa da internacionalização

O evento foi idealizado para discutir logística e mercado externo, mas as discussões sobre a internacionalização do aeroporto Leite Lopes teve grande espaço nos debates de um seminário realizado pela regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Na abertura foi o que se falou. Algumas palestras também trataram do tema.

Não é um assunto novo. Mas ganha contornos novos, novas discussões. A prefeita Dárcy Vera (PSD), por exemplo, reclamou de nova exigência do Ministério Público, sobre a necessidade de um Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Ela argumentou que estudos sobre a curva de ruídos já foram feitas.

“Já houve até corte de árvores e agora acabamos de retirar toras as famílias, e nem limpamos as áreas para que não ocorressem novas invasões”, disse. Mas ela também agradeceu a união de forças que ganha novos adeptos com o trabalho na mesma direção. “Temos matéria-prima, equipamentos e uma infinidade de produtos para serem exportados por Ribeirão Preto”.

Guilherme Feitosa, diretor regional do Ciesp, defendeu agilidade nas obras de ampliação com vistas à internacionalização. “Precisamos Botar o quanto antes o aeroporto para funcionar. As cidades que mais cresceram e se desenvolveram no mundo têm um aeroporto internacional ao lado”, disse.

Ele lembrou que em Guarulhos são cerca de 25 mil empregos gerados diretamente por empresas ligadas ao aeroporto. Na região de Ribeirão Preto, segundo a prefeita, seriam 1,3 mil empregos diretos. “Em Campinas, o setor hoteleiro vem crescendo mês a mês. A possibilidade de desenvolvimento da região com o aeroporto internacional é violenta”, apontou Guilherme Feitosa.

E, aparentemente, a internacionalização sai mesmo do papel ao final da ampliação do aeroporto, em abril de 2015. Assim, o assunto pode ser finalmente superado, até para se discutir outros vetores de desenvolvimento.

Entre aspas

“Não sou mais uma intérprete solo, somos uma orquestra em busca da internacionalização”.

Dárcy Vera (PSD), prefeita de Ribeirão Preto, sobre o movimento de defesa da internacionalização do Leite Lopes

 

Compartilhar: