Dia histórico

Dia histórico

Considerado um mito, ex-presidente Lula é levado coercitivamente a depor na PF

Não gosto de falar neste espaço de assuntos nacionais. Há muitas questões locais e regionais a serem discutidas. Mas o fato é superior às vontades, às práticas. Afinal de contas não é todo dia que se leva para depor na Polícia Federal um político nacional do quilate de Luiz Inácio Lula da Silva.

Opositores e apoiadores do ex-presidente que se transformou em mito nacional, não podem negar que o fato, muito embora pareça simbólico, merece e recebe repercussão mundial. Até porque muito já se falou da possibilidade de culpa do ex-presidente nos atos de corrupção. Que, claro, sempre nega qualquer envolvimento.

O fato, no entanto, dispensa culpa ou inocência. O que vale neste momento é que a medida mostra uma face horrível do País. O mundo passa a ver a agonia não de um líder político, mas de um país inteiro que acreditou em tudo que ele disse, independente de classe social.

Pior que isso. A ação da Polícia Federal tem o poder de desmistificar um governo de oito anos que teve boa avaliação popular. Sem que se tenha a certeza da responsabilidade.

Julgamentos não interessam muito neste momento. Há favoráveis e contrários à medida se digladiando em frente às câmeras que levam para o mundo as informações sobre a possível detenção.

E, além da repercussão mundial, há uma verdade crua em tudo isso. O governo federal está substancialmente mais fraco nesta segunda-feira. Há quem diga que a administração do País acabou.

É uma questão de esperar os reflexos de tão barulhenta ação, não nos próximos dias, mas nas próximas horas.

FALTAM FRALDAS?
Quatro vereadores de oposição à prefeita Dárcy Vera (PSD) vão ao Ministério Público nesta sexta-feira, 4, representar contra a falha na distribuição de fraldas pela Prefeitura. A distribuição deveria ser feita programa “Cuidar e Bem Estar”, cuja lei foi aprovada há cerca de oito meses, pela Câmara Municipal, mas há falhas na distribuição, segundo os vereadores Marcos Papa (Rede), Paulo Modas (Pros), Ricardo Silva (PDT) e Rodrigo Simões (sem partido) que assinam a representação.

REPRESENTAÇÃO FEDERAL
Já a bancada do PSDB – Bertinho Scandiuzzi, Gláucia Berenice e Maurício Gasparini – vai ao Ministério Público Federal (MPF), também nesta sexta-feira, 4, protocolar representação contra suposta fraude em licitação que envolve a compra de pernil pela Prefeitura, para a merenda escolar , com suspeita de superfaturamento.

EMPRESAS LIGADAS
A vereadora Gláucia Berenice já representou ao Ministério Público Estadual (MPE), mas a decisão de envolver o MPF foi tomada porque em documentos do processo há a indicação de que a compra se realizaria com recursos federais. O pedido é para que apure a ligação entre três empresas que participaram da licitação. A compra do produto foi cancelada após denúncia.

CONVOCAÇÃO
Ainda sobre a compra de produtos para a merenda escolar, a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB) em que convoca o chefe da Divisão de Alimentação Escolar (DAE), Aliomar Martins, para prestar esclarecimentos sobre duas licitações por pregão presencial. A do próprio pernil e a de hortifrutigranjeiros.

ROÇADA
Um contrato emergencial para corte e recorte de gramados e recolhimento de resíduos em praças urbanizadas do município também está sendo alvo de requerimento do tucano Bertinho Scandiuzzi. Ele solicitou à Prefeitura que envie todos os documentos da contratação em questão, que foi feita pelo período de três meses, por R$ 961 mil.

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Compartilhar: