Eleitores desobedientes

Eleitores desobedientes

Por que será que estes senhores insistem em votar contra as pesquisas eleitorais?

Há uma horda de desobedientes entre os eleitores de Ribeirão Preto. Há várias eleições eles vêm votando contra a vontade de um famoso instituto de pesquisa. Veja se pode uma coisa dessas.

Salientes, estes nobres votantes já “desrespeitaram” um outro instituto de pesquisa que “deu”, no dia da eleição, vantagem de oito pontos para o candidato que foi derrotado nas urnas.

Os mais antigos se lembram de um panfleto com os números da pesquisa emporcalhando as portas dos locais de votação. Pode ter sido um reflexo da sujeira dos panfletos.

Insensíveis eleitores. Acabou com a carreira do instituto por estas bandas de meu Deus, onde a desobediência virou uma marca. Há vinte anos, os entrevistadores deste instituto deixaram essas paragens. Pelo menos no que diz respeito a tomadas eleitorais.

Já o outro insiste em martelar resultados em favor deste ou daquele. Sem se importar que os eleitores insistam em resultados muito diferente. Uns ingratos estes eleitores. Irresponsáveis até. Pisam nos resultados das pesquisas e fabricam outros bem diferentes nas urnas.

Quando mais insolentes, não contentes em modificar resultados, mudam até a posição dos candidatos, e não apenas os percentuais a eles destinados. Coisa feia. Atitude de quem não pensa no mercado dos outros.

Foi o que aconteceu no último domingo, quando o primeiro colocado virou segundo, o segundo virou primeiro e o terceiro cresceu um pouco além da margem de erro.

Neste ano, até que deixaram de votar na maioria de candidatos pilhados em falcatruas, mas não é um fato recorrente. Muitas vezes elegeram candidatos denunciados insistentemente por práticas políticas incorretas.

Mas para as pesquisas, estes “deram uma banana”. Desobedeceram mesmo. Institutos de pesquisa terão que pensar direito antes de enfrentarem eleitores tão independentes. Tanto que escolhem seus candidatos independentes de números.

Vai entender essa gente.

CARA NOVA
Não se sabe se será melhor ou pior, mas a Câmara Municipal de Ribeirão Preto terá uma nova cara a partir de 2017. Apenas nove, um terço da nova composição, será composta por vereadores reeleitos. A bancada que apoiou incondicionalmente a prefeita Dárcy Vera (PSD) foi praticamente “dizimada”. Restou praticamente Waldyr Villela (PSD). Capela Novas também apoiou fortemente o governo, mas disputou a reeleição na coligação adversária.

PROFECIA
Em uma das gravações em que foi flagrada, a prefeita Dárcy Vera (PSD) chegou a dizer que se ela falasse, apenas dois da bancada de apoio a ela voltaria. Não precisou falar. A maioria acabou fora da Câmara. Resultado digno de reflexão para quem sempre demonstrou, com suas posições, que o eleitor é um tremendo idiota.

QUALQUER NÚMERO?
Quando questionado sobre o aumento de cadeiras na Câmara Municipal, o vereador Cícero Gomes da Silva (PMDB) costumava dizer que se fosse 11 o número ele teria sido eleito, uma vez que foi o 11º no ranking dos mais votados em 2012. Agora, com 27, faltaram cadeiras para ele chegar lá. Foi o 28º de uma Casa de 28 ocupantes. Mesmo que fosse esse o número ele poderia não ser eleito, já que a eleição obedece ao coeficiente eleitoral.

EXPLICAÇÃO DIFÍCIL
Tem muito candidato tentando achar explicações ainda para a derrota nas urnas. Notadamente os que disputaram a reeleição. Há muita resposta nas denúncias, nas acusações, nas posições de pouco respeito ao eleitor etc. E podem considerar que há responsabilidade (e muita) das redes sociais na replicação de denúncias.

Compartilhar: