Em busca do larjan

Em busca do larjan

Prefeitura repete o envio de projetos que podem levar algum dinheiro aos cofres

A Prefeitura de Ribeirão Preto anda mesmo acossada em busca de dinheiro. Parece haver uma operação caça-níquel em andamento nestes tempos bicudos de crises política e econômica. E a econômica está muito pior para quem não fez o dever de casa, como a Administração Municipal.

Na caça desesperada por um dinheirinho aqui e outro ali, o Executivo tem enviado projetos repetidos à Câmara Municipal. O projeto de alienação de uma área pública à CPFL foi finalmente rejeitado na sessão desta terça-feira, 21, depois de passar pela pauta da Câmara por três vezes nos últimos dois meses.

A bancada governista bem que tentou aprovar o projeto para a arrecadação extra, mas conseguiu apenas dez votos dos 12 necessários. A oposição depositou oito votos contrários. Ninguém se surpreenderá se o projeto voltar à Câmara, como um rabo cortado de lagarto que volta sempre a crescer.

Na pauta desta quinta-feira, 23, está listado, pela terceira vez desde o último 31 de maio, a transferência de recursos do Fundo Municipal para Aquisição de Áreas Institucionais (Funinst) para o tesouro municipal. Vereadores resistem à aprovação por acreditarem que os recursos, cerca de R$ 2,3 milhões, devam ser utilizados para o fim determinado no fundo.

Do primeiro para o segundo envio do projeto à Câmara, a Prefeitura até explicou os motivos do pedido dentro do projeto, com um parágrafo. Desta vez volta o projeto original. Parece não haver análise quando a necessidade é muito premente.

A estes dois casos somam-se três projetos que o Executivo tentou emplacar para cobrar contribuição de melhoria a moradores dos bairros Recreio Anhanguera, Jardim Itaú e Vila Elisa. Diante do clima de difícil aprovação, a prefeitura desistiu.

Mas os projetos podem voltar quando a situação apertar de novo. E deve apertar.

VIDA DIFÍCIL
A situação de penúria não atinge apenas a administração direta. A Cohab de Ribeirão Preto vem prorrogando sistematicamente a renegociação com mutuários inadimplentes. O novo prazo agora é 31 de agosto. E há vantagens para quem buscar quitar seus débitos.

OUTRA PRORROGAÇÃO
Também vem sendo prorrogado o prazo para a regularização de imóveis pela conhecida como de puxadinho, onde construções irregulares podem ser regularizadas, permitindo aumentar a arrecadação da Prefeitura. Com mais 60 dias, quem não observou a lei pode se redimir até o dia 12 de agosto

VIADUTO DO ZÉ
A troca de nome do viaduto no cruzamento das avenidas Independência/Meira Júnior e Francisco Junqueira, continua a render conversas e polêmicas. A tentativa de mudança havia sido feita em 2009, com a retirada do nome de José Sarney e a colocação de Jandyra de Camargo Moquenco, a primeira mulher do Brasil a operar uma maquina de linotipo, usada na composição de jornais. À época a família resistiu ao afirmar que não era preciso tirar nome de ninguém de ugar nenhum para colocar o nome de dona Jandyra.

DE NOVO
Agora a história voltou e se concretizou, com um decreto da prefeita Dárcy Vera (PSD) que regulamenta lei proposta por Walter Gomes (PTB). Há novos protestos. Orestes de Camargo Moquenco, o Orestinho, filho de dona Jandyra, diz que até agradece, mas que político não faz nada que não seja política. “A homenagem é justa, mas a cidade tem outras prioridades e a prefeita sabe muito bem disso. Político não faz nada que não seja política”, escreveu Orestinho em uma rede social.

CIDADE JUDIADA
“Não pense que com essa ação de troca de nome, as ações que não foram realizadas pela atual administração serão esquecidas. Ribeirão Preto está muito judiada e sinto muito envolver a dona Jandyra numa situação dessas. Minha mãe não servirá de caça voto para quem quer que seja”, apontou Orestinho em sua postagem, referindo-se à prefeita e ao partido de Sarney, o PMDB.

Compartilhar: