Esquecimento? Como assim?

Esquecimento? Como assim?

Relator de processo de cassação de vereadores na Câmara diz ter se esquecido de notificar representados

Vereador mais velho da Câmara de Ribeirão Preto, 79 anos de idade, encerrando seu terceiro mandato (sendo dois consecutivos) e já eleito para o quarto, Waldyr Villela (PSD) deveria merecer respeito dos ribeirãopretanos. Pois então, deveria.

Depois de quase 12 anos de exercício da vereança ele disse (e está gravado) que se esqueceu do “detalhe” de notificar vereadores que podem ser investigados por uma Comissão Processante, da qual ele é relator, além de presidir o Conselho de Ética.

Mal comparando, seria assim como se esquecer de responder a presença em uma sessão da Câmara, na hora da Ordem do Dia. Ou a deixar de votar durante a sessão por simples esquecimento. Difícil de acreditar. É muita amnésia. Deixar de tomar a primeira medida em um processo é algo assim meio inconcebível.

Isso porque se sabia da necessidade e não fez é prevaricação. Se não fez por não saber ou esquecimento não deveria estar na condução do caso. Com dois cargos, diga-se.

Pode não ser esta a questão, mas é difícil não relacionar a falta de notificação ao propósito de retardar o processo. A falta da atitude, por mais que não seja, se parece muito com o desejo de favorecer os representados. Até com uma eventual nulidade do processo, que pode resultar até em cassação de mandatos

Aliás, a Câmara de Ribeirão Preto, não apenas o vereador Waldyr Villela (que pergunta ao juiz antes de prosseguir o processo intenrno), anda com mania de buscar parecer. Quer parecer técnico sobre tudo. A tudo consulta. Por medo ou tendência de protelação. Ou com objetivo de proteger este ou aquele faltoso.

No caso específico da Comissão Processante é imperdoável que o primeiro passo do processo tenha sido considerado um “detalhe”. E que tenha sido substituído por uma consulta a um poder diverso (o Judiciário). Parece clara a intenção de transferir responsabilidades.

Ribeirão Preto não merece mais este tipo de tratamento. Principalmente depois de comportamentos similares desaguarem no que hoje vive a cidade, com dois poderes limitados, incompletos e com imagem arranhada.

A cidade merece vereadores que a respeite. Para que possam também eles ser respeitados pelos eleitores/contribuintes. Com este tipo de comportamento, logo após os horríveis acontecimentos envolvendo membros do Legislativo, prova-se que ainda há vereador que não está entendendo as mensagens. 

Quanto ao esquecimento, pode até ser verdade, mas é um “detalhe” inadmissível por parte de um vereador. Independente de quem quer que seja.

Até porque ninguém está ali de favor. Os subsídios são consideráveis. E há assessores muito competentes não apenas dos gabinetes, mas na Casa, para auxiliar nos trabalhos e nas agendas de compromissos. Por tudo isso, inaceitável.

PANELAÇO
O Movimento Panelaço já está se manifestando por redes sociais, pedindo que os eleitores fiquem de olho no vereador. E aponta que já se faz consulta à área jurídica para saber se houve prevaricação. E insinua que, neste caso, pode pedir também a cassação dele.

MAIS DO MESMO
Aparentemente os candidatos a prefeito de Ribeirão Preto não têm mais o que apresentar de propostas. Quem acompanha incansavelmente os programas eleitorais nota que as campanhas trazem propostas requentadas e repetidas. Mesmo que eles afirmem que o segundo turno é uma segunda eleição. Não parece.

PIMENTÃO MEDIDO
O vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB) denunciou da tribuna da Câmara mais um provável superfaturamento para a compra de pimentão para a merenda escolar. O tucano disse que além do preço máximo salgado, acima de R$ 19 o quilo (o vereador encontrou por R$ 3,80), o edital determina que o produto tenha tamanho de 12 a 15 centímetros. Quem entende de pimentão que diga se o tamanho é fácil de ser encontrado.

CEBOLA REDONDINHA
No mesmo pregão a cebola que se pretende comprar (1.500 quilos) precisa ter diâmetro de 50 a 70 milímetros (5 a 7 centímetros). Na “lista de compras” estão também 13,6 mil quilos de cenoura. Com tamanho entre 18 e 22 centímetros. Já a banana nanica deve ter até 20 centímetros e a prata, até 16 centímetros. Tudo medido.

Compartilhar: