
Exemplos que comovem
A história de médico médico recém-formado que obteve o primeiro lugar na prova de residência médica, e a de um juiz de Patrocínio Paulista que decidiu atender advogados virtualmente, ambas publicadas neste site, ilustram bem o bom resultado do esforço e da boa vontade.
O novo médico que saiu de uma escola pública, que estudou com dificuldade e teve a recompensa de colher os frutos de sua determinação, de seu trabalho enquanto estudante. É a reafirmação, sempre presente, que o homem pode definir o seu futuro.
E como estes exemplos são raros, comovem quem deles toma conhecimento. E torna-se uma prova de que vencer não é apenas acumular riquezas, mas encontrar formas de ser feliz e ajudar o próximo, como muito bem faz a grande maioria dos médicos.
Já o caso do juiz de Patrocínio Paulista a iniciativa representa a possibilidade de que homens públicos podem ter atitudes que melhorem a vida das pessoas.
Pode parecer que será apenas uma forma de facilitar a vida de advogados, numa primeira e fria forma de ver os fatos. Como ao advogado representa pessoas, estas também serão beneficiadas com uma justiça mais ágil.
Assim, como bons exemplos, as atitudes merecem seguidores. Tanto no esforço para se chegar onde se planeja, quanto no desprendimento de facilitar a vida das pessoas, coisa rara principalmente no setor público.
Com mais pessoas pensando com esta retidão, é bastante provável que o mundo possa ser melhor, mais humano e menos frio.