
Hora do recomeço
Começa o ano em que será possível trocar prefeitos e vereadores
Já faz sim cinco dias que o ano de 2016 começou. Mas as pessoas estão ainda se reorganizando, porque neste dia 5 de janeiro é apenas o segundo dia útil da nova era que teve início na sexta-feira. Como sugere a imagem, há um livro em branco a ser escrito a partir de agora.
Iniciar uma nova etapa é sempre reconfortante. É um período de esperanças e de energias renovadas, mesmo que não se tenha ficado em férias. A própria renovação do calendário já dá novo impulso, novo ânimo.
E é assim que iniciamos um ano de muitas incertezas e mudanças consideráveis. Será um ano de eleições municipais. Dia 2 de outubro o País tem a chance de renovar dirigentes e representantes municipais.
E o pleito acontece envolvido em mudanças significativas na campanha eleitoral, com tempo menor e vários limites impostos a quem pretende dirigir sua cidade ou representar a população na Câmara Municipal.
No caso de Ribeirão Preto as modificações incluem a definição de número de cadeiras na Câmara Municipal, que deve ficar em 27, caso o recurso que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) não seja julgado.
Começa nos próximos meses, as movimentações características de anos eleitorais. E a primeira mudança já será sentida, já que as filiações e mudanças de partido podem ocorrer até o dia 1º de abril, mas as legendas querem liquidar o assunto antes de março chegar ao fim.
Em outros anos eleitorais, tais providências já estariam tomadas, já que a exigência anterior era de um ano antes da eleição. Com a nova regra e uma janela de 30 dias para os interessados trocarem de partido sem perder o mandato, a definição foi adiada.
Também já nos próximos meses se intensificam as movimentações para a definição de candidaturas majoritárias. Os candidatos a prefeito e vice começam a aparecer com mais clareza. Em Ribeirão Preto serão ao menos seis as chapas inscritas.
Isso porque os principais partidos devem lançar candidatos, em chapas puras ou coligadas. É o caso de PMDB, PSD, PSDB, PT, Psol e até PV e Rede Sustentabilidade falam na disputa com candidatos próprios. É esperar pra ver.
De resto, neste ano que se inicia, a previsão é de novamente uma economia frágil, com queda do Produto Interno Bruto (PIB), risco de desemprego acompanhado, claro, de inadimplência.
Mas sempre é possível contrariar a previsão. É só fazer um bom esforço para isso. Que os novos dias, sejam realmente bons e propícios a novos voos para todos.
DENÚNCIA VIRTUAL
O Procon de Ribeirão Preto passou a receber denúncias de consumidores por WhatsApp. Assim os denunciantes podem enviar não apenas textos, mas imagens e vídeos ao órgão de defesa do consumidor. O número (16) 98875-2783 pode ser usado para registrar, por exemplo, filas de bancos demoradas e divergências de preços em estabelecimentos. O coordenador do Procon, Paulo Garde, alerta, no entanto, que o número receberá apenas denúncias e não reclamações, que devem continuar sendo feitas na rua Duque de Caxias, 1.181, no Centro. Os consumidores também podem receber mais orientações pelo fone 151.
PARA FALAR
A Prefeitura de Ribeirão Preto está com pregão eletrônico aberto para a contratação de serviços de telefonia móvel para o gabinete da prefeita Dárcy Vera (PSD) e Secretaria da Casa Civil. São 50 as linhas que serão contratadas em planos pós-pagos, mas com as vantagens oferecidas pelas operadoras, como ligações gratuitas entre os números. O valor estimado da aquisição do serviço ultrapassa R$ 61 mil para 12 meses, ou pouco mais de R$ 5 mil por mês.
ELE DISSE
“Com a responsabilidade que ele tem, deveria ser menos metafórico e mais politizado nas suas declarações”
Tarso Genro, ex-ministro da Justiça, sobre as declarações do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT) de que seu partido terias “se lambuzado” no poder