
Infeliz aniversário
Pode preparar a velinha de número 4. O calçadão do Centro de Ribeirão Preto não terá sua reforma concluída em janeiro, como o prometido pela Prefeitura. Aliás, essa foi apenas uma das promessas de conclusão. Antes, em visita às obras, em junho do ano passado, a previsão do secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, era de terminar os trabalhos antes de dezembro, para que os comerciantes pudessem ter um final de ano compatível com a época, que não tem ocorrido nos últimos quatro anos. Iniciado em abril de 2012, o trabalho executado pela empresa Tecla Construções Ltda., ganhou mais quatro meses de prazo. O sexto termo de rerratificação (aditamento), com a prorrogação, foi publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira, dia 12. Parece ser esta uma obra deveras complicada. Ou a Prefeitura não está apresentando a competência necessária para encerrar o trabalho. Os atrasos já foram motivo de diversas críticas e questionamentos. A demora incomoda tanto que até a Câmara Municipal criou uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar o assunto, mas nem a interferência de vereadores tem sido suficiente para apressar os trabalhos. Aos usuários do calçadão e aos comerciantes do local resta esperar e torcer para que este seja o último adiamento. Não resta alternativa.
CAÇA AOS VOTOS
Em ano eleitoral, os cidadãos são chamados a conhecer o trabalho dos políticos. Pelo menos, os que eles apresentam e asseguram autoria. O vereador Ricardo Silva (PDT), um provável candidato a prefeito de Ribeirão Preto na próxima eleição, intensificou a divulgação no final do ano. Distribuiu jornais e cartões de Natal pela cidade. Os emissários do político ainda pediram aos moradores para falar sobre o trabalho do parlamentar. Quem aceitou, ouviu. O pai do vereador e deputado estadual Rafael Silva (PDT) aparece na carona das publicações.
PRIMEIRO INFORMATIVO
O vereador André Luiz da Silva (PC do B) também está distribuindo um jornal onde apresenta seus trabalhos. André mostra projetos, CEEs das quais participa e indicações e questionamentos feitos ao Executivo. A publicação é o primeiro informativo de 2015, distribuído principalmente na Vila Tibério na segunda semana de janeiro.
VENDA DA DÍVIDA ATIVA
O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) reabriu o edital para a venda de sua dívida ativa. A primeira tentativa de venda, feita no ano passado, foi barrada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) após representação de vereadores da oposição. A sessão pública do pregão, do tipo menor percentual de taxa global, será às 9h do dia 26 de janeiro, na sala de licitações do Daerp, da rua Amador Bueno, 22. A previsão é securitizar R$ 18,9 milhões, com prazo de resgate de 60 meses.