O juiz e o livro

O juiz e o livro

O advogado especializado em direito eleitoral e professor Luiz Scarpino lança nesta sexta-feira, 10, às 19h, na Livraria Travessa do RibeirãoShopping, o livro Sérgio Moro: O homem, o juiz e o Brasil. A obra, da editora Novas Ideias, mostra o perfil do juiz Sérgio Moro e explica, de forma completa e de fácil compreensão, a maior operação anticorrupção da história do país. Como um juiz federal do Paraná foi elevado à categoria de herói nacional por grande parte da população e se transformou em símbolo do combate à impunidade na política brasileira? De que forma funciona a maior operação contra a corrupção da história do país? O que esperar do cenário político nacional após a conclusão da Lava Jato? Scarpino busca, no livro, responder os intrigantes questionamentos que levaram o juiz federal do Paraná a ser amado e odiado, de acordo com a preferência política de cada um. Dividido em três partes, a obra revela a trajetória de Sérgio Moro, desde sua infância e formação acadêmica, passando por sua atuação em casos como o Mensalão e o Banestado, até chegar ao comando da Lava-Jato. Depois, o autor se concentra na operação em si. Por fim, o livro leva a uma reflexão sobre o que esperar do Brasil pós-Lava-Jato, discutindo o legado da investigação. Uma leitura necessária à compreensão deste momento ímpar da política nacional.

CPIs DA DISCÓRDIA
O vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB) foi derrotado mais uma vez na tentativa de emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara. Desta vez, o alvo seria o possível superfaturamento em licitação aberta pela Prefeitura de Ribeirão Preto para comprar alimentos para a merenda escolar.

INVESTIGAÇÕES BARRADAS
O tucano buscou a aprovação de seus pares porque a Câmara tem cinco CPIs em tramitação a barrar a entrada de novas investigações. Não saem da porta as comissões com até cinco anos de existência, quando o prazo inicial é de 120 dias. Uma vergonha para um parlamento que tem a pretensão de ser sério.

MODERNIZAÇÃO ADIADA
Por falar em licitação, a Secretaria da Administração adiou “sine die” uma licitação que buscava a contratação de empresa para modernizar a arrecadação tributária e fazer a ligação entre as várias secretarias municipais. O valor estimado da compra do serviço é de R$ 12,3 milhões.

LDO EMENDADA
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 recebeu 487 emendas apresentadas por 16, dos 22, vereadores. Maurício Gasparini (PSDB) apresentou 202 sugestões. Ricardo Silva (PDT) e o presidente Walter Gomes (PTB) apresentaram uma emenda cada. Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Cícero Gomes da Silva (PMDB), Coraucci Netto e Genivaldo Gomes (ambos do PSD), Rodrigo Simões (PDT) e Waldyr Villela (PSD) não emendaram a LDO.

Compartilhar: