O poder e a expectativa 

O poder e a expectativa 

O momento ainda é de festa, com a vitória de domingo. No entanto, consciente da campanha que fez, das obras e dos serviços que prometeu, o prefeito eleito, Duarte Nogueira (PSDB), deve ter alguns sobressaltos ao imaginar as dificuldades que encontrará pela frente, somada à grande expectativa dos ribeirãpretanos. Não é novidade que a cada eleição se renovam as expectativas de eleitores, mas, neste ano especialmente, há muito o que esperar do futuro gestor da cidade. Isso porque a Prefeitura — e não é segredo para ninguém — está afundada em dívidas. A cidade está abandonada, a Câmara está pela metade e a articulação política está longe de ser o que um município do porte de Ribeirão Preto deseja e merece. Há desafios de sobra. Nogueira e seu vice, Carlos Cezar Barbosa, sabem disso muito bem. O que conforta quem espera uma recuperação da cidade é a vontade demonstrada nas palavras e nos gestos dos dois, que parecem não ver a hora de começar a resolver os problemas da sofrida população. Em várias entrevistas nos primeiros dias depois da eleição, tanto Nogueira quanto Carlos Cezar analisaram os desafios e a disposição para enfrentá-los. Também reafirmaram compromissos feitos na recente campanha, o que amplia a esperança da população. Agora, é esperar a posse, as primeiras medidas e, claro, cobrar a solução dos problemas da cidade, mesmo que de forma gradual, responsável e em seu devido tempo.

ÀS ORIGENS
Passadas as eleições, o prefeito e o vice-prefeito eleitos retomam suas funções públicas. Carlos Cezar Barbosa reassume o posto de promotor de Justiça, na área de defesa do consumidor, e Duarte Nogueira volta à Câmara dos Deputados, já na próxima semana, para votar projetos que o governo federal quer ver aprovados antes do recesso, para valer em 2017.

APOIO
O deputado, aliás, diz que manterá seu apoio ao governo Michel Temer (PMDB) até sua renúncia ao mandato, no final de dezembro. “Ajudei a tirar a presidente de seu cargo e tenho a obrigação de apoiar e ajudar o governo, o que farei até dia 31 de dezembro deste ano. Não votei nele (Temer), mas o governo é de todos os brasileiros”, disse Nogueira.

RECONHECIMENTO
Houve quem dissesse que Ricardo Silva (PDT), candidato derrotado a prefeito de Ribeirão Preto, estava irreconhecível no domingo, logo após a divulgação dos resultados das urnas. Ele reconheceu prontamente a derrota, cumprimentou o eleito e ofereceu apoio para “pacificar” Ribeirão Preto.

CORRETO
É claro que sua postura no domingo em nada lembrou o candidato agressivo da campanha. Ricardo agiu corretamente diante das circunstâncias. Sabe que a derrota não encerra sua carreira política. Jovem, tem muito a realizar, a aprender e a oferecer à cidade em disputas e em futuras gestões.

Compartilhar: