Olho nas eleições

Olho nas eleições

A Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP) decidiu colaborar com o processo eleitoral e ajudará a fiscalizar possíveis irregularidades na campanha. Na terça-feira, 16 de agosto, a entidade lançou o Observatório das Eleições. É uma página no Facebook que pretende tirar dúvidas de eleitores e até receber denúncias de irregularidades. Já no primeiro dia de divulgação da página, o presidente da AARP, Daniel Rondi, respondeu a uma pergunta sobre a publicação de propaganda de candidatos em veículos impressos, como jornais e revistas. Ele explicou que é permitido publicar até na antevéspera da eleição, dia 30 de setembro, desde que as regras de divulgação sejam obedecidas, como o máximo de dez publicações por candidato e em tamanho de um oitavo de página para jornal padrão e um quarto de página para tabloides e revistas. Do anúncio, também deve constar sigla do partido e o valor pago pela publicidade.  “Entendemos que é fundamental que entidades representativas da sociedade civil criem instâncias de debate e lancem um olhar crítico sobre o momento. Nosso objetivo é contribuir positivamente para chamar a atenção do eleitor sobre a importância do voto consciente”, disse Daniel Rondi. O Observatório será monitorado por uma comissão de associados sob a coordenação do advogado Paulo Caldo.

COBRANÇAS 
Já no primeiro dia de campanha eleitoral, 16, os candidatos começaram a ser cobrados. Um dos primeiros compromissos, que reuniu quase todos os que disputam a eleição para prefeito de Ribeirão Preto, foi o encontro com o setor de turismo. Em debate realizado no auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II, oito, dos nove candidatos, apresentaram suas propostas para o setor. A única ausência foi o candidato Duarte Nogueira (PSDB).

SUCESSO
Um dos organizadores, do Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, comemorou o sucesso do encontro e relatou que foram feitas muitas propostas, com todos os candidatos engajados. Eles assinaram um termo de compromisso para incentivar o setor. “Tenho certeza de que marcamos uma forte presença e teremos, em breve, um poder público engajado com a iniciativa privada”, disse Santiago.

CALÇADÃO
As agendas dos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto demonstram claramente a preferência por caminhadas no calçadão do Centro da cidade. Vários já passaram pelo local nos primeiros dias e aos sábados, certamente, haverá congestionamento de candidatos. Já aos domingos, as presenças serão nas feiras.

NAS REDES
Os candidatos também não perderam tempo na hora de utilizar as redes sociais — tanto os que estão de olho na Prefeitura quanto os que pretendem ser vereadores. No primeiro dia de campanha estas redes, principalmente, o Facebook, estavam repletas de números de candidatos. As divulgações também são feitas em outras redes.

Fotos: Divulgação e Arquivo Revide

Compartilhar: