Primeiros nomes

Primeiros nomes

Com as convenções do final de semana, Ribeirão Preto já oficializou três candidatos a prefeito e dois a vice. Também estão escolhidos 80 candidatos a vereador. Até agora, são duas coligações e uma chapa pura, envolvendo cinco partidos diferentes.

Estão oficializados como candidatos a prefeito o sindicalista Wagner Rodrigues (PCdoB), presidente licenciado do Sindicato dos Servidores Municipais, o advogado e radialista Rodrigo Camargo (PTB) e o médico José Hermenegildo de Martin (PSOL). O vice-prefeito de Rodrigues será o advogado Fernando Tremura (PT). O empresário João Braz (PSOL) será vice na chapa de Hermenegildo. O PSD ainda indicará o candidato a vice na chapa encabeçada por Rodrigo Camargo.

O PT, primeiro partido a fazer sua convenção, na sexta-feira, 22, anunciou 19 candidatos a vereador. O PCdoB lançou 22. No domingo, o PTB lançou 17 e o PSD, 9. O PSOL terá 13 nomes na disputa.

A próxima coligação para lançamento de candidato a prefeito e vice será neste sábado, 30 de julho, na Câmara Municipal. O PSDB e o PPS lançarão o deputado federal Duarte Nogueira a prefeito e o promotor Carlos Cezar Barbosa a vice.

O PSB, que tem como pré-candidato o juiz aposentado João Gandini, faz convenção no dia 1º de setembro.  Nove partidos – dos quais sete devem apoiar a candidatura a prefeito do vereador Ricardo Silva (PDT), marcaram as convenções para 5 de agosto, último dia permitido pela Justiça Eleitoral.

A Rede Sustentabilidade, que deve lançar o empresário Fábio Zan a prefeito, fará sua convenção no dia 1º, às 20h, na Câmara Municipal. Quem ainda não divulgou a data da convenção foi o Partido Ecológico Nacional (PEN), que tem como pré-candidato o ex-prefeito João Gilberto Sampaio (1983-1988).

DESEJADO
Por ter um dos maiores tempos de rádio e TV, o PMDB tem sido o partido mais desejado. A coligação com o PDT de Ricardo Silva era dada como certa na quarta-feira. Paulo Saquy, presidente do diretório municipal, disse que a decisão deveria sair nesta quinta-feira, 28, já que a convenção está marcada para a noite desta sexta-feira, 29.

GRANDES COLIGAÇÕES
As duas maiores coligações para a disputa da prefeitura de Ribeirão Preto devem ser encabeçadas por PDT e PSDB. A coligação majoritária do PDT deve contar com seis partidos, e outros três devem apoiar sem estar na majoritária. Já o PSDB terá mais cinco legendas de apoio, mas ainda negocia com outras duas.

COLISÕES
No meio das discussões de coligações partidárias, as baixas foram inevitáveis. Paulo Modas deixa a presidência da Comissão Provisória do PROS e o partido não deve mais apoiar a possível candidatura de Ricardo Silva, e sim a de João Gilberto Sampaio (PEN).

Fotos: Divulgação/Julio Sian/Gabriela Maulim

Compartilhar: