Que venham as CPIs

Que venham as CPIs

Há uma briga surda de governistas e oposicionistas no Congresso Nacional a respeito da Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás. Governistas querem incluir na investigação suspeitas de “maus feitos” (como diz dona Dilma) em São Paulo.

Parlamentares da oposição batem o pé, porque são da oposição em Brasília e da situação em São Paulo. Essa pode ser uma das melhores medidas de demagogia ou interesse de investigar. Quem quer mesmo apurar denúncias não está preocupado se os desdobramentos podem respingar em aliados.

Mas já passaram a impressão de disputa eleitoral antecipada. De palanque movido a denúncias de parte a parte. Os governistas de Brasília estão errados em defender a inclusão em uma mesma CPI de denúncias contra o governo paulista. Mas estão com toda a razão quando defendem a apuração dos fatos.

Assim como os oposicionistas do governo federal estão corretos em defender a investigação de denúncias na Petrobrás e sem nenhuma razão em querer que apenas um fato seja investigado.

É claro que não é bom juntar todos os assuntos em uma mesma CPI. Que se criem outras para investigar também o governo paulista. Ou que a Assembleia Legislativa de São Paulo investigue o governo que deve fiscalizar.

O que não é mais possível é que os políticos passem toda a vida apenas pensando nos votos da próxima eleição, sem pensar em cumprir suas tarefas. O eleitor não aguenta mais esse jogo de cena, esse teatro mal ensaiado que empurram ao cidadão.

Compartilhar: