Rachaduras barulhentas

Rachaduras barulhentas

Há cerca de dois anos, a possível construção de estações de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano nas proximidades da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto tem sido um polêmico assunto de “relativo sucesso”. Participam do diálogo nem sempre amigável a Prefeitura — que quer construir as estações —, a catedral e a Câmara — contrárias às edificações. A resistência ocorre sob os argumentos de que poderá haver aumento de circulação de ônibus no local, com provável ampliação de rachaduras nas paredes da Igreja. Muito já se discutiu em idas e vindas e até acordos foram apalavrados. Na sessão da Câmara de terça-feira, 5, um novo round foi estabelecido. O vereador Rodrigo Simões (PDT), que já presidiu uma Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre o assunto, tentou aprovar a tramitação de uma Comissão Especial de Inquérito (CPI) para “apurar os motivos da insistência da Prefeitura Municipal em realizar obras que prejudicam o patrimônio histórico”. Teve plateia de manifestantes nas galerias (cerca de 150 pessoas), reunião com o padre Francisco Jaber Moussa, titular da catedral e (isso mesmo) até proposta de retomar a encerrada CEE, como se as duas comissões tivessem a mesma função e força similar. Por enquanto, a aprovação da CPI está adiada, mas pode ser aprovada e se transformar em mais um capítulo da tentativa de proibir a construção das estações no local.

NOTÍCIAS OCULTAS
A Prefeitura de Ribeirão Preto retirou de seu portal oficial todas as notícias divulgadas pela Administração Municipal por precaução à previsão da legislação eleitoral, que proíbe promoção de pessoas nos três meses que antecedem as eleições. O assunto é controverso e muitas prefeituras mantêm a divulgação de notícias. A Câmara de Ribeirão Preto não retirou uma só linha de seu portal. Os veículos de comunicação estão recebendo as notícias normalmente.

 

JULGAMENTO
O Conselho de Ética da Câmara Municipal deve apresentar, no próximo dia 12, parecer sobre a denúncia feita contra a vereadora Viviane Alexandre (PSC), de que estaria utilizando o gabinete na Casa em apoio a uma ONG que cuida de animais, com a utilização de telefone e de servidores públicos. A vereadora nega as acusações e já entregou sua defesa ao Conselho.

EXPLICAÇÕES
O juiz eleitoral da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, Ricardo Braga Monte Serrat (na foto, à direita), reuniu-se com vereadores na terça-feira, 5, para passar orientações sobre o período eleitoral e as proibições da legislação eleitoral, alterada no ano passado pela minirreforma eleitoral. Dos 22 vereadores, 19 devem disputar a reeleição e um é pré-candidato a prefeito.

LANÇAMENTO
O vereador Ricardo Silva (PDT), pré-candidato a prefeito pelo PDT, lança nesta sexta-feira, 8, seu Projeto de Cidade que, segundo ele, é mais do que um projeto de governo, com projeções de longo prazo. O lançamento está marcado para as 18h, na sede da Sociedade Recreativa e de Esportes (avenida 9 de Julho, 299).

 

Compartilhar: