
Respeito ao dinheiro público
A Câmara Municipal de Batatais deu um exemplo de seriedade com o dinheiro público. De mais de R$ 8 milhões que poderia gastar (7% da Receita Corrente Líquida), aceitou repasses de 3,95% e ainda devolveu mais de R$ 1 milhão para a Prefeitura. Considerando o que poderia utilizar, deixou de gastar mais de 55%, mesmo com 15 vereadores, contra 10 da legislatura anterior. Leia no site
Não se sabe se desenvolveu um bom trabalho no campo da fiscalização do Executivo e da legislação, mas no administrativo andou bem. Proporcionalmente, devolveu mais que o dobro que a Câmara de Ribeirão Preto restituiu no ano passado à Prefeitura.
Não que esse seja o papel do Legislativo, mas é sempre bom encontrar políticos que ainda respeitam um pouco o pobre dinheiro do contribuinte. Isso porque são raros os casos confirmados de bom aproveitamento de recursos.
Pode até ser que o valor recebido tenha sido em excesso para fazer frente às despesas, mas sempre é fácil gastar quando se tem dinheiro disponível, o que não foi o caso. É sempre uma maneira saudável de se administrar o dinheiro público, com respeito e austeridade.
E como exemplo de boa gestão, deve ser copiado por outras cidades. Como a Câmara de Ribeirão Preto já pratica certa economia, pode aperfeiçoar métodos e ampliar a redução de gastos.
Até porque a receita municipal sempre cresce mais que os índices inflacionários e, logo, o repasse ao Legislativo é maior. Considerando que os gastos da são basicamente de custeio, sem quase investimentos, a tendência é sobrar sempre mais.
E mesmo que o fato ocorrido em Batatais seja elogiável, não vai muito além da obrigação dos gestores públicos, que devem sempre prezar pelo bom uso dos recursos, sem qualquer desperdício ou desvio de função.