São Paulo tem mais candidatos

São Paulo tem mais candidatos

Em dois dias, o estado registrou seis candidatos a prefeito e mais de 170 a vereador

Encerrado o segundo dia de divulgação de candidaturas pelo DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado de São Paulo lidera no número de registros, com oito cidades já com candidatos a prefeito e vice registrados, um em cada uma delas.

No restante do país estão mais sete registros de prefeito e vice, sendo quatro em minas Gerais, uma no ?Rio de Janeiro, uma na Bahia e uma em Santa Catarina. As regiões Norte e Centro-Oeste ainda não têm candidatos registrados.

Entre os primeiros registros de candidatos a prefeito está um de Batatais. José Luis Romagnoli (PSD), da coligação Determinação e Trabalho, que terá como vice-prefeito Sebastião Oswaldo Mazzaron Filho (PMDB).

Também dos 377 candidatos a vereador com pedido de registro na Justiça Eleitoral, 172 disputarão em cidades do Estado de São Paulo e 124 em Minas Gerais.

As convenções tiveram início no último dia 20 e neste mesmo dia, às 18h09 foi feito o primeiro pedido de registro, justamente dos candidatos de Batatais. Já a primeira solicitação de registro aceita pelo Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016 da Justiça Eleitoral é da cidade de Coronel Murta (MG).

As convenções prosseguem até o dia 5 de agosto e os partidos continuarão a solicitar seus registros. Todos os pedidos, no entanto, ainda aguardam julgamento. Candidatos, partidos e eleitores interessados podem acompanhar registro das candidaturas pelo  DivulgaCand.

ESTICA E PUXA
As negociações para coligações não tem sido das mais fáceis para alguns partidos. Há dirigentes que relatam pressões de lideranças estaduais e nacionais, que estariam sendo pressionadas por outros partidos para aceitarem uma coligação. Quem resiste acaba ficando fora do jogo. Pode perder o comando e até uma possível futura candidatura.

ACIDENTE
Na semana em que seu nome foi divulgado como pré-candidato a prefeito, o ex-prefeito e ex-deputado estadual João Gilberto Sampaio (PEN) sofreu um acidente. Ele teve uma queda, em casa, e quebrou a clavícula. O acidente foi nesta quarta-feira, 27, mas só na segunda-feira, 1º ele terá informação se será preciso passar ou não por cirurgia.

ANOS 1980
João Gilberto governou a cidade por seis anos, entre 1983 e 1986, à época pelo PMDB. Em 1992 ele disputou a eleição e saiu na dianteira. Mas perdeu fôlego ao longo da campanha e encerrou a disputa em quarto lugar. Com o acidente, não se sabe se ele disputará a eleição deste ano. Procurado ontem o presidente nacional do PEN, o ex-deputado estadual Adilson Barroso, não foi encontrado.

CONTAS REJEITADAS
O PTB de Guatapará teve rejeitadas as contas anuais de 2012, 2-13 e 2014. Com isso o partido perde o direito ao fundo partidário. Em sua sentença, a juíza eleitoral Ana Paula Franchito Cypriano aponta que o partido não apresentou extratos bancários na prestação de 2012. Nos anos seguintes constatou-se que nem há conta bancária em nome do partido. Pelo mesmo motivo, o PDT de Guatapará também teve as contas de 2015 rejeitadas.

Compartilhar: