A vez dos jovens

A vez dos jovens

Parlamento juvenil começa a atuar na Câmara Municipal e pode formar novas lideranças

No ano em que comemora 142 anos de existência, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto dá início a um projeto que pode render bons frutos e pessoas mais fiscalizadoras e menos indigestas com a política e os políticos

Demorou, mas a Casa aprovou no ano passado um projeto de resolução proposto pelo vereador Jorge Parada (PT) e que agora começa a ir para a prática: o Parlamento Juvenil.

Os 27 vereadores juvenis já foram empossados, elegeram a Mesa Diretora e marcaram a primeira sessão para o dia 10 de agosto, uma quarta-feira. A primeira discussão será a elaboração de um Regimento Interno, como os que existem em todas as casas legislativas.

A primeira Mesa Diretora tem como presidente Leonardo da Silva Menezes, que obteve 13 votos, já para a 1º vice-presidente quem ganhou foi Kennedy Santos Silva. Em disputa acirrada, com três rodadas para desempate, Ingrid Mariano Bertin foi escolhida para ocupar o cargo de 2º vice-presidente, o cargo de 1º secretário ficou com Victória Regina de Assis Castro e para 2º secretário foi eleito Hugo Ribeiro Bernardo.

O Parlamento Juvenil será composto por 27 parlamentares juvenis titulares e seus respectivos suplentes. Nessa primeira Legislatura o mandato será do dia 01 de julho de 2016 a 30 de junho de 2017.

O “Parlamento Juvenil” incentiva os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do município a vivenciarem o processo democrático atuando como jovens vereadores.

A resolução mostra a importância do parlamento, seu funcionamento, estimulando a formação política e cidadã por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes Republicanos, com ênfase para o Legislativo.

Pode parecer pouco, mas é importante que jovens passem a vivenciar o mundo político até para evitar reeleições intermináveis e a falta de novos líderes políticos.

Conhecedores do mundo político, os jovens podem também lutar para modificar velhos hábitos em busca de melhor administração e representatividade. A melhoria da imagem da política e dos políticos será, então, mera consequência.

PLATAFORMA CONSTITUCIONAL
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) considerou constitucional uma lei aprovada pela Câmara Municipal que cria a plataforma virtual para acompanhamento das obras da prefeitura. O projeto do vereador Beto Cangussú (PT) foi aprovado no ano passado, mas a prefeita Dárcy Vera (PSD) entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), no TJ, que considerou a ação improcedente, por votação unânime.

TRANSPARÊNCIA
Na decisão, o TJ aponta que a lei em questão, editada consoante o princípio da publicidade dos atos administrativos, não cria, extingue ou modifica órgão administrativo. E que também não confere nova atribuição a órgão da administração pública, “regra que por estar dirigida ao poder executivo, por si só, não implica deva ser de iniciativa privativa do alcaide (prefeito)”. Para os desembargadores, a ausência de especificação de fonte de custeio não é óbice à edição da norma. E ainda registra que Prefeitura de Ribeirão Preto possui sítio eletrônico, com aba própria denominada “portal da transparência”, e que assim não terá despesas para a consecução da norma.

CARGO NO GOVERNO
O PP, presidido em Ribeirão Preto pelo vereador Maurílio Romano, assumiu nesta segunda-feira, 18, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O nomeado foi Ricardo Salles. A guinada de aproximação com o PSDB tem rendido bons frutos ao partido de Maurílio, que conseguiu ver também criada a Região Metropolitana de Ribeirão Preto pelo governo estadual tucano.

MUDANÇA DE LADO
O PP esteve na coligação que reelegeu a prefeita Dárcy Vera (PSD) em 2012. Também apoiou projetos e ações da administração e participou do governo até o dia 18 de março deste ano, com Daniel Gobbi como secretário municipal do Meio Ambiente. Mas neste ano o PP re4solveu apoiar justamente o adversário de Dárcy nas eleições de 2012; o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP)

COM LEQUE
Funcionários da Coordenadoria de Limpeza Urbana e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente terão que esperar mais um pouco no calor. A licitação para a compra de condicionadores de ar para os dois locais foi considerada deserta, como já vem ocorrendo com várias outras licitações. É estranho que em pleno período de crise econômica, empresas virem as costas para a disputa de venda de produtos.

Compartilhar: