
Afastados pelo INSS: não corra o risco de pereder o benefício
O INSS anunciou que vai convocar todos os segurados afastados a mais de dois anos para que seja feita uma reavaliação dos auxílios-doença concedidos.
Se você está nessa situação, muito cuidado para não perder o benefício.
Quem será reavaliado?
Todos os segurados que deverão passar por nova avaliação médica serão informados por meio de carta.
A partir daí, o próprio beneficiário terá 10 dias para agendar nova perícia.
Não deixe de agendar!
Mesmo que o trabalhador ainda esteja incapaz para o trabalho, se não agendar a nova perícia, ou até mesmo se deixar de comparecer à data marcada, terá o benefício imediatamente cessado.
Ao fazer agendamento o benefício automaticamente será prorrogado até a data da nova perícia.
Se não tiver condições de se locomover
Existem segurados com uma incapacidade tão gritante que sequer conseguem se locomover para fazer o agendamento ou comparecer à perícia.
Nessa hipótese, um representante legal deverá comparecer à convocação com os seguintes documentos do beneficiário: CPF, RG, exames médicos e o endereço em que beneficiário se encontra.
Fique esperto
Muitos segurados, que estão afastados ou se aposentaram por invalidez a muito tempo, já preencheram os requisitos para outras aposentadorias, sendo possível fazer a troca de benefício.
A grande vantagem é que essas outras aposentadorias não exigem que o trabalhador fique passando por diversas perícias médicas para ter a continuidade do benefício.