De onde vem o Rombo da Previdência?

De onde vem o Rombo da Previdência?

Mesmo com a crise política que paralisou o país, a Reforma da Previdência ainda é tema recorrente na mídia, assombrando os trabalhadores de todo país.
O Governo insiste na Reforma sob a alegação de que se nada for feito o país vai quebrar.
Deixando a discussão de se há ou não déficit na previdência de lado, e partindo do pressuposto que há, afinal, de onde vem todo esse suposto rombo?

Números
Segundo uma reportagem publicada recentemente no Estadão, na qual foram levantados dados do Tesouro Nacional e do Tribunal de Contas da União, a maioria dos trabalhadores da iniciativa privada se aposentam com idade de 60 a 65 anos de idade (34%).
Por outro lado, foi revelado que a maioria dos funcionários públicos se aposentam com 55 a 60 anos de idade (32%).
Já os militares se aposentam, normalmente, na faixa dos 45 a 50 anos de idade.

Mais números
Se não bastasse essa disparidade na idade da aposentadoria, foi constatada uma diferença ainda maior no valor dos benefícios.
Enquanto o trabalhador “comum” recebe em média R$ 17.402,00 por ano, os servidores públicos e militares recebem aproximadamente R$ 100.000,00 por ano.

Fique esperto
Em resumo, os trabalhadores da iniciativa privada, que não possuem, via de regra, qualquer estabilidade no emprego, se aposentam mais tarde e com valor médio menor do que os servidores públicos e os militares.
Por outro lado, as novas regras da Reforma da Previdência atingem principalmente os trabalhadores da iniciativa privada.
Se é justo ou não, observe o Infográfico elaborado pelo Estadão com os dados levantados, e tire suas próprias conclusões:

Compartilhar: