INSS ESTÁ DEMORANDO PARA ANALISAR SEU PROCESSO?

INSS ESTÁ DEMORANDO PARA ANALISAR SEU PROCESSO?

Quem vai se aposentar, já sabe que vai demorar para o INSS dar uma resposta.
Quem está com processo no INSS, já está sentindo na pele esta demora.
Hoje tem um milhão e duzentos mil brasileiros na fila da Previdência esperando um resultado que não vem.
As pessoas entram no site do INSS e o que vê é EM ANÁLISE, EM ANÁLISE, EM ANÁLISE.

A realidade nua e crua
O que está acontecendo é que as pessoas não estão conseguindo fazer perícia, dar entrada no pedido de aposentadoria ou receber qualquer tipo de benefício.
O INSS tem que analisar o benefício em quarenta e cinco dias, mas tem gente que está há meses esperando a conclusão do processo e, um dia a mais para quem está doente e precisa comprar remédios ou mesmo se alimentar é muito tempo. Tempo demais.

Benefícios por incapacidade
Se for um benefício por incapacidade, para agilizar o processo, o segurado deve anexar os documentos que demonstram a evolução da doença; os relatórios e atestados médicos devem ter data; a Classificação Internacional de Doenças (CID), a identificação do médico e, principalmente, o tempo que o segurado precisa ficar afastado das atividades.

Aposentadorias
No caso de benefícios programáveis, aposentadoria especial, por idade e tempo de contribuição, a dica é anexar ao protocolo todos os documentos em ORDEM CRONOLÓGICA, da data mais antiga para a data mais recente, verificar se os documentos estão legíveis e na hora de fazer o requerimento, fazer o pedido CERTO, DA APOSENTADORIA DEFINIDA e com bastante clareza especificando todas as particularidades do caso.

Em qualquer requerimento
Não esqueça de nenhum documento, por que caso falte algum documento ou esclarecimentos para solução do processo, o INSS pode pedir explicações ao trabalhador e, neste caso, o prazo para análise do processo vai ser suspenso.
Então não pode faltar nada e tem que estar tudo muito bem claro.

Fique esperto
A Lei diz que o prazo para o INSS analisar é de quarenta e cinco dias, mas prazo médio real que a previdência demora para dar resposta é de dois meses, então, não fique esperando muito.
O prazo de espera previsto em lei não está sendo cumprido.
O trabalhador pode pedir para o Juiz a avaliação do processo com mais rapidez, principalmente se estiver passando por dificuldade.

Compartilhar: