INSS prorroga o prazo da Prova de Vida

INSS prorroga o prazo da Prova de Vida

Anualmente o INSS obriga que os aposentados e pensionistas realizem a comprovação de vida e a renovação da senha bancária.
Essa renovação é realizada para evitar o pagamento de benefícios indevidos e fraudes.
Quem não realizar os procedimentos necessários terá o benefício suspenso.
Por conta da pandemia do coronavírus, desde de março de 2020, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida e continuou pagando os benefícios e retomou a necessidade em 2021.
No entanto, várias pessoas deixaram de fazer e o INSS resolveu estender os prazos de vencimento da comprovação de vida.
Agora a nova rotina de bloqueio de benefícios por falta de prova de vida foi será retomada.

Quem realizar a Prova de Vida?
Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, realizem o procedimento.

E se eu esquecer de fazer?
Caso a Prova de Vida não seja realizada o pagamento poderá ser bloqueado/suspenso. Se isso acontecer, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamento liberados.
No entanto, o benefício também pode ser cessado. Nesse caso, a pessoa deve pedir a reativação do benefício pelo Meu INSS.

Fique esperto
O INSS estabeleceu que a partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão bloqueados – confira o calendário abaixo.

Compartilhar: