Parei de pagar o INSS. Como recomeçar?

Parei de pagar o INSS. Como recomeçar?

Ao longo da vida o trabalhador passa por bons e maus momentos.
Nos bons ele duvida que precisará da previdência social e por isso não contribui. Nos maus momentos pensa nela, mas não consegue pagá-la.
Contribuir é a principal obrigação do cidadão que pretende conquistar direitos no INSS, mas essa missão tem que ser pensada, repensada e, principalmente, planejada.

Planejamento
Existem pessoas que pagam contribuições altas e se aposentam com valores baixos.
Outras, apesar de diminuir o valor de suas contribuições, mantem valor do benefício intacto.
Tem até quem vai se aposentar mesmo sem precisar pagar mais nada.
Os benefícios do INSS são calculados com base nas contribuições desde julho de 1994 e a orientação correta para quem pretende voltar a contribuir é elaborar um diagnóstico previdenciário para definir quando irá se aposentar.
Somente a partir dessa definição é que poderá resolver o valor das novas contribuições.
A falta de programação da aposentadoria é a principal causa de benefícios com valores baixos, muito embora o trabalhador tenha, em alguns momentos, efetuado contribuições significativamente altas.

Por onde começar um bom planejamento?
O planejamento ideal para ter uma boa aposentadoria começa com o levantamento do histórico de trabalho e contribuições do segurado.
Ele deve ter certeza se todos seus contratos, o valor de seus salários e as contribuições estão validamente registrados no INSS.
Tem muita coisa errada no banco de dados da Previdência (CNIS).
A partir do momento que o segurado tiver certeza que o INSS aceitará todos seus contratos de trabalho e contribuições do passado, o trabalhador então poderá começar a pensar no futuro e no valor das contribuições que fará até a data que vai se aposentar.
Não adianta inverter essa ordem.

Fique esperto
É sempre possível pagar contribuições em atraso quando o segurado comprovar o exercício das atividades profissionais, mas nem sempre isso é recomendável.
Para definir se o segurado deve ou não pagar as contribuições do passado é necessário definir se isso vai reduzir o valor do futuro benefício.
As contribuições em atraso podem antecipar a data da aposentadoria, mas também podem reduzir o seu valor.
Para definir o valor das novas contribuições é necessário saber quando o segurado irá se aposentar e qual será o valor do benefício.
Sem essas providências o investimento pode não valer a pena.

Compartilhar: