Prova de Vida: Não corra o risco de perder a aposentadoria ou pensão

Prova de Vida: Não corra o risco de perder a aposentadoria ou pensão

Anualmente o INSS obriga que os aposentados e pensionistas realizem a comprovação de vida e a renovação da senha bancária.
Essa renovação é realizada para evitar o pagamento de benefícios indevidos e fraudes.
Quem não realizar os procedimentos necessários terá o benefício suspenso.
Por conta da pandemia do coronavírus, desde de março de 2020, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida e continuou pagando os benefícios.
Agora a nova rotina de bloqueio de benefícios por falta de prova de vida foi retomada e seguirá o cronograma abaixo.

Quem realizar a Prova de Vida?

Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, realizem o procedimento.

E se eu esquecer de fazer?
Caso a Prova de Vida não seja realizada o pagamento poderá ser bloqueado/suspenso. Se isso acontecer, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamento liberados.
No entanto, o benefício também pode ser cessado. Nesse caso, a pessoa deve pedir a reativação do benefício pelo Meu INSS.

Fique esperto
As pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção não precisam ir até o banco. Nesses casos, o próprio beneficiário, ou um familiar, pode pedir o serviço de prova de vida domiciliar.
Algumas pessoas já podem fazer a prova de vida por biometria facial pelo celular. Esse projeto foi iniciado no ano passado e, para saber se já está disponível para você, acesse o Meu INSS.

Compartilhar: