Quem recebe Seguro Desemprego pode pagar o INSS?

Quem recebe Seguro Desemprego pode pagar o INSS?

Ao longo da vida o trabalhador passa por bons e maus momentos.
Nos bons ele duvida que precisará da previdência social e por isso não contribui. Nos maus momentos pensa nela, mas não consegue pagá-la.
Contribuir é a principal obrigação do cidadão que pretende conquistar direitos previdenciários, por isso é importante não deixar de pagar o INSS.
Mas e quando está recebendo Seguro Desemprego? É possível fazer contribuições para o INSS?

Pode!
É perfeitamente possível pagar o INSS quando está recebendo Seguro Desemprego.
Para fazer jus aos benefícios previdenciários, o desempregado poderá contribuir na categoria de facultativo, garantindo seus direitos e somando mais tempo de serviço para a a aposentadoria.

Como Contribuir?
O segurado facultativo pode contribuir de duas formas:
A primeira delas, que dá direito a todos os benefícios previdenciários, é pagar 20% sobre o valor que varia entre o salário mínimo e o teto previdenciário (atualmente, R$ 5.531,31).
A segunda opção é a contribuição com a alíquota de 11% do salário. A diferença é que nessa forma de contribuição o segurado não tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

Direitos
O segurado facultativo possui direito à todas as aposentadorias que os demais trabalhadores vinculados ao INSS possuem, mesmo que não trabalhe um dia se quer.
Basta fazer o recolhimento mensal para o INSS que a aposentadoria estará garantida.

Fique esperto
As contribuições devem sempre ser pagas até o dia 15 de cada mês, prorrogando-se para o dia útil subsequente quando não houver expediente bancário.
A contribuição do mês abril, por exemplo, pode ser paga até o dia 15 de maio.
Caso não seja paga em dia, a contribuição não será computada.
Antes de iniciar qualquer investimento, faça um planejamento das contribuições para que seu dinheiro não seja jogado no lixo.

Compartilhar: