Vantagens do INSS para o trabalhador autônomo

Vantagens do INSS para o trabalhador autônomo

A lei é clara: quem trabalha tem que pagar o INSS.
Quando o trabalhador é empregado, essa obrigação fica a cargo da empresa. Quando o trabalhador é autônomo, a obrigação é dele próprio.
Mesmo assim muitos trabalhadores, principalmente jovens, não contribuem para a previdência com o pensamento de que ainda estão muito longe da aposentadoria.
A contribuição ao INSS, além de proporcionar uma futura aposentadoria, funciona como um seguro, tanto para quem tem carteira assinada quanto para os profissionais autônomos, fornecendo benefícios que podem necessitar a qualquer momento.
Vejamos os principais:

Auxílio-doença
O auxílio-doença é um benefício pago aos trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente, sendo pago enquanto o trabalhador não tiver alta médica para retornar ao trabalho. Basta uma contribuição para ter direito a essa prestação.

Auxílio-acidente
Auxílio-acidente é concedido como indenização ao trabalhador que após sofrer qualquer tipo de acidente, seja no trabalho ou não, fique com sequelas que tornam mais difícil exercer sua atividade. Quem recebe auxílio-acidente, apesar de possuir uma limitação, pode continuar trabalhando. Esta limitação, por menor que seja, garante o direito de receber mensalmente o valor de 50% do que seria uma aposentadoria, até a data em que se aposentar.

Aposentadoria por invalidez
Na hipótese de o trabalhador, por qualquer motivo, ficar incapacitado de forma definitiva para suas atividades, passará a receber a aposentadoria por invalidez. Nesse caso é necessário pelo menos um ano de contribuições para ter direito ao benefício.

Pensão por morte
Funciona como uma espécie de seguro de vida, pois em caso de morte do trabalhador, os dependentes terão direito a uma pensão mensal.

Fique esperto
Esses são apenas alguns dos direitos assegurados aos autônomos, empresários, profissionais liberais, dentre outros trabalhadores que contribuem para o INSS.
Possuem direito ainda a aposentadoria especial, por idade, por tempo de contribuição, além de outros serviços prestados pela previdência.
Quem não trabalha também pode ter essa cobertura do INSS, basta filiar-se como segurado facultativo.
Lembre-se: nunca é tarde para começar.

Compartilhar: