A comemoração de Sinterklaas

A comemoração de Sinterklaas

Groningen, 12 de dezembro de 2021

Num sábado de meados de novembro, um barco vindo da Espanha ancora em um porto de uma cidade qualquer dos Países Baixos. Desse barco desembarcam três criaturas: um homem alto, de cabelo e barba branca, vestindo roupa e capa vermelha e um chapéu de bispo vermelho e dourado; um belo cavalo branco; e um homem de rosto preto, trazendo consigo um saco cheio de pepernoten (biscoitos de especiarias). É Sinterklaas (ou São Nicolau), seu cavalo Amerigo, e seu ajudante, Zwart Piet, quem chegam, no primeiro sábado após 11 de novembro, dia de São Martim, e ficam até o dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. O velho barbudo montará o cavalo branco e junto com seu ajudante cavalgarão por cima das casas holandesas para deixarem presentes para as crianças bem-comportadas. 

Todos os anos o local da chegada de Sinterklaas é anunciado pela mídia holandesa e milhares de crianças vão até lá para recebê-los, acompanhar o desfile e ganhar as balas e biscoitos que Zwart Piet joga do seu saco. Todas as crianças sabem que uma vez que Sinterklaas está nos Países Baixos, elas devem deixar as suas botas perto da lareira, do fogão à lenha ou do aquecedor central porque Zwart Piet desce pela chaminé todas as noites para entregar o que Sinterklaas reservou para elas: um pequeno brinquedo, uma letra ou moeda de chocolate, alguns biscoitos ou uma bala. 

Sinterklaas, Zwart Piet e Amerigo esperam que as crianças ofereçam para eles poemas, canções e cartas e que coloquem dentro de suas botas junto com alguma coisa que eles gostam, a fim de ganharem seus presentes. Sinterklass gosta de uma boa xícara de café, Zwart Piet, de uma cerveja, e o cavalo Amerigo gosta cenoura e um pote cheio de água. Na véspera do dia 6 de dezembro, as famílias comemoram, recitam poemas, cantam canções e esperam por Sinterklaas. Nessa noite, quem realmente se comportou bem –– Sinterklaas sabe quem ­–– ganhará um saco cheio de presentes que será deixado na porta ou na janela de sua casa. 

É uma comemoração belgo-holandesa que se estende a Luxemburgo, norte da França e algumas partes da Alemanha. É um bom jeito de passar o outono, quando o sol começa a levantar tarde e a deitar cedo e as folhas das árvores, depois de secas, começam a cair e a se juntar nas calçadas, e quando a chuva e as nuvens imperam no céu. Felizmente, quando Sinterklaas vai embora, a neve chega e a chuva cessa. Ocupada com Sinterklaas, eu deixei de olhar para o céu para sentir saudade dos dias longos. Agora o inverno está chegando e ele é bem mais divertido do que o outono. E ainda tem o Papai Noel para esperar.

 

Compartilhar: