O dia de São Martinho: ruas cheias de lanternas

O dia de São Martinho: ruas cheias de lanternas

Groningen, 11 de novembro de 2022

 

Diz a história que por volta do ano 300, numa noite de inverno, Martinho, que era um cavaleiro, estava na porta de uma cidade feudal, quando viu um mendigo nu, passando frio e fome. Martinho queria dar a ele a sua capa, mas não podia entrar na cidade sem uma. Então, pegou sua espada e rasgou sua capa em duas metades: uma para ele e uma para o mendigo.

Naquela noite, Martinho teve a visão de que foi para Jesus que ele deu a metade da capa, e quando olhou a sua metade de capa, viu que estava restaurada. Com esta visão, Martinho passou a ser muito religioso e diz-se que esta foi a única vez que usou a sua espada.

É por isso então, que na Holanda, na Bélgica, no norte da França e na Alemanha, as crianças saem às ruas no dia 11 de novembro para cantar nas portas das casas, segurando uma lanterna, levando assim, calor ao coração das pessoas e recebendo em troca doces e tangerinas.

Aqui na Holanda, as crianças passam dias preparando e pintando, colando e recortando suas lanternas para essa noite tão especial. Tradicionalmente, o dia também celebra o “fim do outono” e “inicio do inverno” e o fim das colheitas.

 

Compartilhar: